Qual a melhor tecnologia de identificação para processos de armazenagem, separação e recebimento de pedidos?
Por: Dorival Souza
Categorias:
Tags:
Qual a melhor tecnologia de identificação para processos de armazenagem, separação e recebimento de pedidos?
Aumentar produtividade e reduzir custos sempre será o desafio das empresas. Por isto, existem terminologias que identificam momentos que a tecnologia de identificação faz a diferença. É o caso da Indústria 4.0. Esse termo é utilizado para caracterizar a utilização do que há de mais moderno para produção de serviços e bens de consumo. Ex: Big Data, Internet das coisas, Inteligência Artificial e muito mais.
Em suma, Indústria 4.0 é um conceito que engloba automação e tecnologia da informação. As inovações provocadas pela tecnologia são incorporadas todos os anos às estratégias das grandes, médias e pequenas empresas.
Fábricas Inteligentes, Modernização da Logística, Mobilidade Clínica e Otimização dos Serviços em Campo são exemplos do que a tecnologia de identificação pode otimizar e agregar aos processos das áreas de atuação como Indústria, Logística e Saúde.
O Gartner, empresa reconhecida na criação de conhecimento para a tomada de decisões das empresas, ao divulgar as Principais Tendências Tecnológicas 2021, coloca como preocupação: a necessidade de multiexperiência de forma integrada para o cliente, usuário e colaborador; a visibilidade de dados para tomadas de decisões rápidas, tornando-se adaptável às situações disruptivas e; a hyperautomação, ou seja, os processos de negócio precisam ser simplificados e otimizados através da automação.
Portanto, essas tendências tornam-se essenciais para a incessante busca de melhoria contínua. Cada vez mais, as empresas buscam resultados com tecnologias em prazos curtos de implementação e com poucos recursos.
Tecnologia de Identificação ideal para melhoria contínua
Então, respondendo a pergunta do post: Qual a melhor tecnologia de identificação para processos de armazenagem, separação e recebimento de pedidos? Código de Barras ou RFID?
Depende. Depende da sua empresa, depende de seu processo, depende de seu cliente e depende de seus colaboradores, e sobretudo do momento ou de uma situação vigente.
O próprio Gartner, no estudo comentado acima, divulgou um case da adoção da tecnologia de RFID por uma necessidade oriunda da pandemia da COVID-19. Foi necessária a adoção de novos processos de maneira rápida e disruptiva.
As tecnologias são muitas e cada empresa deve adotar uma ou a combinação de tecnologias para seus processos.
A recomendação é confiar na ajuda de Integradores de Soluções, que investem em capacitação de equipe, certificações reconhecidas no mercado e parcerias com grandes fabricantes de tecnologia de identificação. Com certeza, sua equipe agregada à equipe do Integrador de Soluções vai definir a melhor tecnologia ou tecnologias para adotar ou otimizar os processos da empresa.
Estudo de Viabilidade
Nós, aqui na Proxion Solutions, adotamos o Estudo de Viabilidade para a definição da melhor tecnologia de identificação e captura de dados a cada cliente. Nada mais é que um serviço contratado e adquirido quando o cliente sabe que precisa otimizar seus processos internos, adotar novas tecnologias, integrar dispositivos ao WMS e/ou ERP e não sabe exatamente como viabilizar toda a mudança.
O primeiro passo em mente é a consciência para a integração entre tecnologia, dispositivos móveis e soluções vestíveis, WMS e/ou ERP e pessoas: a Integração Móvel.
Para definição da melhor tecnologia de identificação e captura de dados, é essencial o trabalho em conjunto. Faz diferença agregar o conhecimento dos profissionais do cliente que estão na operação, com o conhecimento dos nossos analistas especializados.
É comum muitas empresas reclamarem que dispositivos caros foram implementados nos processos de armazenagem, separação e recebimento de pedidos, mas não resolveram o problema, exatamente porque o impacto não está nos dispositivos, e sim na integração de sistemas WMS e/ou ERP, na eliminação de erros operacionais, retrabalhos e na redução do tempo das tarefas.
O total entendimento do processo a ser automatizado é o ponto-chave para o sucesso do projeto de integração móvel. Ao entender cada tarefa é que se consegue “enxergar” onde eliminar custos, reduzir erros e ganhar produtividade em processos de produção, logística interna, qualidade, serviços em campo com ordens de serviços, etc.
Principais Benefícios do Estudo de Viabilidade
Um dos grandes benefícios na contratação do Estudo de Viabilidade, é que antes de qualquer compra de dispositivos, são feitos testes e homologações antes da especificação, o que dá segurança e total conformidade à empresa. Além disso, são benefícios do serviço:
- Redução de custos com projetos emergenciais e pontuais, sem a visão estratégica da cadeia do negócio;
- Identificação dos principais problemas e desafios;
- Rapidez e assertividade na definição das tecnologias;
- Eliminação de custos ativando equipamentos em testes e homologações;
- Agilidade nas discussões para tomada de decisão sobre as mudanças;
- Definição clara da equipe, das responsabilidades e o que cada parte precisa fazer.
Com o escopo fechado pela metodologia, um outro benefício é que não há perda de tempo com outras demandas pontuais, já que tudo foi validado através da análise dos processos atuais e planejamento das mudanças.
Etapas do Estudo de Viabilidade
Como comentado anteriormente, em todas as etapas há a participação dos profissionais do cliente e de nossos analistas. Um cronograma norteia o que será entregue e as etapas, são elas:
1 – Identificação do problema atual e dos benefícios esperados;
2 – Nomeação um patrocinador na organização, com poder de decisão sobre o processo fim;
3 – Formação da equipe e definição dos objetivos que devem ser aprovados pelo patrocinador;
4 – Reunião de análise do processo e definição das ações a serem implementadas (dentro do escopo inicial);
5 – Fechar o consenso da equipe quanto à implantação das recomendações apresentadas pelo patrocinador;
6 – Aprovação ou reprovação, pelo patrocinador, das recomendações apresentadas pela equipe;
7 – Projeto de implantação das soluções aprovadas pela equipe, dentro do prazo a ser firmado em cronograma.
Ao final dessas etapas é que são respondidas todas as variáveis da Integração Móvel a ser proposta, tudo documentado e validade por uma equipe altamente capacitada: Qual a tecnologia de identificação ou a combinação de tecnologias a ser adotada? Quais os equipamentos com melhor custo-benefício a ser adquiridos? O que é preciso para integração ao WMS e/ou ERP? Quais são as pessoas e responsabilidades na operação?
Para a definição da melhor tecnologia de identificação ao seu processo e captura de dados, é preciso identificar e entender quais são os processos que precisam ser otimizados ou automatizados. Cada área de atuação, assim como cada processo da operação, sejam eles processos de armazenagem, separação ou recebimento de pedidos, tem uma necessidade de melhoria contínua específica com a integração móvel.
É extremamente recomendável a contratação de empresas integradoras de soluções, que tem profissionais capacitados e certificados pelos principais fabricantes do mercado. O Estudo de Viabilidade assegura seu investimento, reduz prazos na implementação, e documenta processos em conformidade com a empresa.
Quer conhecer mais sobre o Estudo de Viabilidade?
Se preferir, clique no ícone do WhatsApp no canto inferior direito de sua tela e fale conosco!