Simbologias 2D: Descubra qual é a certa para a sua necessidade!
Por: Leonardo Alves
Tags:
Simbologias 2D: Descubra qual é a certa para a sua necessidade!
Antes de iniciarmos o conteúdo sobre as simbologias 2D, vale uma ressalva! Esse é o terceiro conteúdo da série sobre códigos de barras. Abaixo estão os links para que você acesse as publicações que tenham passado batido. : )
- Códigos de Barras: O que são e quais os tipos? Descubra aqui!
- Simbologias 1D: Conheça as principais e quais necessidades atendem.
QR Code
Começando por ele, o famosinho da galera. Nos dias de hoje, é praticamente impossível que você nunca tenha visto um QR Code. Esses códigos revolucionaram a interação entre o mundo real e o digital, podemos vê-lo em banners, televisão, sites, entre muitos outros meios.
O nome QR Code vem de Quick Response Code (Código de Resposta Rápida), devido as suas características proporcionarem a captação de um volume grande de informação em alta velocidade, e se engana quem pensa que essa tecnologia foi desenvolvida recentemente, o QR Code foi desenvolvido em 1994 pela Denso Wave (Grupo Toyota), no Japão.
Setor principal de utilização:
Marketing e Entretenimento
Vantagens:
- Leitura por Smartphones;
- Otimização de vendas;
- Codificação versátil, aceita vários tipos de caracteres.
O QR Code é capaz de lidar com todos os tipos de dados, como caracteres numéricos, alfabéticos, símbolos, binários, códigos de controle e, inclusive, caracteres japoneses (Kanji, Kana e Hiragana). Até 7.089 caracteres podem ser codificados em um único código.
Apesar de suas características, existem setores onde o QR Code é mais efetivo e recomendado. Por ter se popularizado muito nos últimos tempos, os principais fabricantes de smartphones já lançam seus equipamentos com capacidade de ler os códigos através da câmera, com isso, o QR Code se tornou uma ferramenta poderosa para o Marketing, com anúncios e links diretos para sites e promoções, ou até mesmo para operações financeiras, como utilizam os bancos PicPay, NuBank, Banco do Brasil, etc.
Micro QR e iQR Code
E dessa, você sabia?! O QR Code tem duas variantes que não são tão populares, mas que podem ser muito úteis para diversas operações.
O Micro QR é uma versão simplificada do QR Code, desenvolvido para identificações pequenas, onde não existe muito espaço disponível. Em compensação, seu armazenamento é bem mais limitado, podendo codificar apenas números e letras, sendo 35 a quantidade máxima para números e 15 para letras.
Já o iQR Code é uma versão superior com o benefício das duas outras versões que apresentamos. Nas Simbologias 2D, esse código consegue armazenar um número muito superior de caracteres sem consumir muito espaço para isso. Um código iQR pode conter 80% mais caracteres do que um QR Code do mesmo tamanho, e se a mesma quantidade for armazenada, um código iQR pode ser 30% menor.
Uma outra grande vantagem do iQR Code é que estes códigos podem ser impressos de maneira retangular, ideal para identificações em superfícies cilíndricas.
Mas nem tudo são flores, né?! A grande desvantagem do iQR Code é que essa simbologia 2D ainda não foi aderida pelo mercado, são poucos os recursos para gerar e ler o iQR Code. Mas talvez daqui há uns anos esse seja um recurso interessante para operações em que o RFID não seja viável.
DataMatrix
Você pode até não lembrar, mas muito provavelmente você já viu um DataMatrix. Quer um exemplo legal? Sempre que você compra algo pela internet esse código está na embalagem dos correios. Quer um exemplo nem tão legal? Esse código está presente nas cartas das multas de trânsito. : (
Talvez não tão popular quanto o QR Code, o DataMatrix é o código das simbologias 2D mais aplicado na indústria por conta de suas características.
Setor principal de utilização:
Indústria
Vantagens:
- Resistência a danos;
- Alta Compactação.
Imagine uma situação em que você precisa identificar uma peça pequena em um ambiente onde sua identificação pode sofrer danos. É interessante que, além de procurar por suprimentos corretos, você utilize uma das simbologias 2D que ofereça um nível alto de redundância para prevenção contra possíveis falhas. Neste caso, o DataMatrix pode ser a simbologia correta para você, pois além dessa proteção contra falhas, esse código tem a capacidade de compactar uma grande quantidade de informação em códigos minúsculos.
Uma aplicação popular do DataMatrix é a identificação de circuitos integrados e placas de circuito impresso. Esses casos fazem uso da capacidade da simbologia de codificar cerca de 50 caracteres em um símbolo de 2 ou 3 mm, incrível né?! Lógico que uma operação deste tipo necessita de equipamentos apropriados, desde a impressora térmica ao leitor de código de barras. Mas pode ficar tranquilo, você tem uma empresa parceira para te ajudar na definição e fornecimento de todos os componentes dessa solução. : )
Você já ouviu falar sobre DPM (Direct Part Marking)? É um tipo de identificação que consiste em gravar um código diretamente na peça. A relação do DataMatrix com o DPM é que essa simbologia é a mais recomendada para esse tipo de operação, devido as suas altas taxas de redundância, afinal, a peça pode sofrer com poeira, manuseio e outros fatores que inviabilizariam a leitura de um código comum.
PDF417
Antes de falar sobre o PDF417 precisamos fazer uma observação: Ele não é verdadeiramente um código 2D! O PDF417, na verdade, pertence a uma subcategoria chamada “Stacked”, ou seja, é uma simbologia de códigos de barras empilhados.
Setor principal de utilização:
Transporte
Vantagens:
- Codificação versátil, aceita vários tipos de caracteres;
- Pode ser lido por alguns leitores 1D.
Devido ao avanço e popularização de outras simbologias com mais recursos, como o QR Code e DataMatrix, o PDF417 perdeu um pouco de espaço e não existem grandes aplicações que seguem utilizando esse código. Mas, você pode lembrar dos antigos cartões de embarque de papel que utilizavam essa simbologia.
MaxiCode
O MaxiCode, foi criado pela UPS (United Parcel Service), uma das maiores empresas de logística do mundo. Essa simbologia é usada para codificar o endereço e dados do cliente, que são lidos em alta velocidade nas operações logísticas e de transporte.
Setor principal de utilização:
Serviço Postal
Vantagens:
- Agilização dos processos;
- Agrupamento de variáveis.
Aztec
Outra simbologia 2D interessante e uma boa opção para diversas operações é o código Aztec. Assim como o QR Code, esta simbologia permite que diversos tipos de caracteres sejam codificados, mas com uma vantagem, o espaço necessário é menor.
Setor principal de utilização:
Tickets e Transporte
Vantagens:
- Dispensa Margens;
- Codificação versátil, aceita vários tipos de caracteres.
Seu nome é Aztec por conta da sua aparência, que lembra uma pirâmide asteca vista de cima. Criativo, né?! ; ) Esse desenho na parte central é um código localizador, que permite a leitura 360º. Outra vantagem é que o código Aztec não precisa de zonas de silêncio (Margens vazias) ao redor do código, possibilitando o encaixe fácil em layouts.
Apesar de interessante, não é tão comum encontrarmos o código Aztec por aí. Isso acontece por conta de sua origem, o Aztec foi desenvolvido pela Welch Allyn, que foi comprada pela HandHeld, que mais tarde seria comprada pela Honeywell AIDC. Essas aquisições podem ter feito com que o resto do mercado não apoiasse a utilização dessa simbologia, o que tornou o Aztec um código não aceito pela maioria dos equipamentos. Ainda assim, é possível encontrá-lo em algumas aplicações como a redução Z em impressoras EPSON e em cartões de embarque digitais da LATAM.
Existem muitos padrões e simbologias diferentes e tudo bem caso você não queira aprender sobre todas elas. : )
A Proxion Solutions conta com um time de especialistas prontos para te ajudar a otimizar seu processo e até mesmo definir qual simbologia é ideal para a sua necessidade. Contamos com equipe especializada e certificada pelos principais fabricantes de soluções de mobilidade e identificação e captura automática de dados. Podemos ajudar na definição da melhor simbologia 1D, 2D ou RFID para o seu processo.
Para saber mais AGORA sobre a Simbologias 2D ou solicitar uma cotação para o seu projeto, clique no botão ao lado e preencha nosso formulário.
Se preferir, clique no ícone do WhatsApp no canto inferior direito de sua tela e fale conosco!