Simbologias 1D: Conheça as principais e quais necessidades atendem.
Por: Leonardo Alves
Tags:
Simbologias 1D: Conheça as principais e quais necessidades atendem.
Os códigos de barras lineares (1D) são usados em diversas operações no mundo todo, por exemplo, neles estão presentes os padrões utilizados na comercialização de produtos em mercados físicos e digitais. Neste post você conhecerá algumas das principais simbologias 1D e onde devem ser usadas. Borá lá?
Lembrando que essa é a continuação da primeira publicação da série Códigos de Barras. Caso você tenha perdido nossa publicação ou queira revisar, clique aqui para ver o primeiro conteúdo dessa sequência.
EAN-13 ou GTIN-13
Você sabe o que é um famoso desconhecido? Um bom exemplo é aquele ator que aparece em vários filmes, mas você não tem ideia do nome dele rs. Pois é, este é o EAN-13 no mundo dos códigos de barras e você já vai entender o motivo.
O EAN é um código universal e funciona como um RG para seu produto, este código é válido para todo o mundo, com exceção dos Estados Unidos e Canadá que utilizam o GTIN-12, conhecido como UPC.
Setor principal de utilização:
Varejo
Vantagens:
- Padrão universal;
- Entrada em Marketplaces e Supermercados;
- Único para cada produto.
Nos dias de hoje, ter um EAN-13 para seu produto é requisito obrigatório para que este seja comercializado em supermercados e marketplaces (Lojas Americanas, Amazon, etc). Nesses locais, é literalmente impossível que você encontre um item sem um código EAN. Pensando nisso, fica claro que este é um fator muito importante para a expansão de qualquer negócio.
Existe uma organização responsável pela administração do padrão EAN, seu nome é GS1. É através dessa organização que você terá um código EAN válido.
Spoiler: Apesar de parecer aleatório, existem 4 blocos que dividem as 13 posições disponíveis, cada bloco com seu propósito. Este assunto será abordado no final de série.
Exemplo: Os 3 primeiros números servem para identificar o país de origem em que o produto foi cadastrado. Cada país possui uma numeração para fazer sua identificação (O Brasil é o 789).
Code128
É o mais comum dos códigos de barras, usado para identificação em geral. O Code128 foi desenvolvido para ter capacidade de armazenar todos os 128 caracteres da tabela ASCII. Ou seja, essa simbologia 1D permite que sejam codificados números, letras, pontos, símbolos e até mesmo caracteres não imprimíveis (Ex: ENTER e TAB). Por conta disso, o Code128 é considerado o código mais versátil do tipo 1D e é comum encontrá-lo em diversos setores, como na logística, transporte, indústria, hospitais, varejo, etc.
Setor principal de utilização:
Uso geral
Vantagens:
- Codificação versátil, aceita vários tipos de caracteres;
- Densidade alta, resultando em códigos pequenos.
GS1-128
Enquanto o Code128 é o mais versátil, o GS1-128 é a simbologia 1D mais funcional. Pode-se afirmar isso por conta do seu padrão de disposição dos dados. Com o uso de identificadores, o GS1-128 entrega uma solução simples para um problema grande, o agrupamento de diversas informações em um único código.
Setor principal de utilização:
Logística
Vantagens:
- Agilização dos processos;
- Agrupamento de variáveis;
- Adaptável para diversas necessidades.
Cada parâmetro possui um identificador padrão, o que facilita a divisão do código em partes. Dessa maneira, essa simbologia 1D permite que com apenas uma única leitura sejam captadas informações como:
- EAN (Esse você já conhece rs)
- Validade
- Data de Fabricação
- Lote
- Número de unidades
- E muitos outros
Em outro texto dessa série iremos abordar sobre o funcionamento e lógica por trás desse padrão.
ITF-14, DUN-14 ou GTIN-14
O padrão ITF-14, também conhecido como DUN-14 ou GTIN-14, surgiu na necessidade de identificar um volume maior de itens iguais (mesmo produto). Geralmente este código é impresso direto em caixas para indicar quais itens estão em seu interior, mas essa operação também pode ser feita utilizando etiquetas.
Setor principal de utilização:
Logística
Vantagens:
- Agilização dos processos;
- Otimização de vendas, pois se adequa a comerciantes que controlam um volume grande de produtos.
Sua estrutura é bem simples. Os 14 dígitos se organizam da seguinte forma:
- N1: Unidade Logística;
- N2 ao N13: EAN sem o Dígito Verificador;
- N14: Dígito Verificador.
Não é coisa do passado!
Se engana quem pensa que as simbologias 1D são coisas do passado. Apesar de novas tecnologias terem surgido, como os códigos 2D e RFID, os códigos de barras 1D possuem funções muito importantes e ainda serão parte de diversos processos por um bom tempo.
Neste texto foram abordadas algumas das principais simbologias 1D, mas existem muitas outras variações capazes de otimizar seus processos, gerando ganhos de produtividade e redução de custos.
Conheça quais são os tipos de simbologias 2D. Clique aqui!
Entre em contato com a Proxion Solutions e tenha apoio especializado na otimização de suas identificações. Contamos com equipe especializada e certificada pelos principais fabricantes de soluções de mobilidade e identificação e captura automática de dados. Podemos ajudar na definição da melhor simbologia 1D, 2D ou RFID para o seu processo.
Para saber mais AGORA sobre a Simbologias 1D ou solicitar uma cotação para o seu projeto, clique no botão ao lado e preencha nosso formulário.
Se preferir, clique no ícone do WhatsApp no canto inferior direito de sua tela e fale conosco!