Saiba o que são e quais os tipos de Códigos de Barras
Por: Leonardo Alves
Tags:
Saiba o que são e quais os tipos de Códigos de Barras
Os códigos de barras estão totalmente disseminados pelo mundo. Nos dias de hoje, é praticamente impossível andar pelas ruas, assistir televisão ou usar a internet sem se deparar com uma variação de código de barras, isso ocorre, pois essa tecnologia trouxe praticidade, assertividade e um novo conceito sobre como trocamos informações e trabalhamos com dados.
Você já deve ter reparado que alguns códigos de barras têm aparências diferentes, certo?! Isso acontece pois existem mais de 200 simbologias diferentes quando falamos da utilização de barcodes. Nesta série vamos abordar quais são essas simbologias e quais devem ser utilizadas em cada caso. Continue a ler não só esse como os outros blogs da série!
O que são Códigos de Barras?
Antes de avançarmos para as simbologias, é importante explicar sobre o conceito geral.
Os Códigos de Barras foram criados com a finalidade de representar dados de maneira visual. Esta representação gráfica é interpretada por um equipamento que tem capacidade de decodificar as imagens baseando-se no padrão das barras contidas no código.
O surgimento do código de barras teve inicio em 1949, com a invenção de Norman Joseph Woodland e Bernard Silver.
O que são simbologias de Códigos de Barras?
Simbologias são formatos de padrões gráficos e organização de dados com o objetivo de atender a uma demanda da melhor maneira possível. Ou seja, padrões pré-estabelecidos na codificação dos dados. São mais de 200 opções de simbologias, cada uma com propósitos e características diferentes.
Tipos de Simbologias
Existem dois tipos de simbologias que diferem em aspectos como a quantidade e tipo de dados que podem ser armazenados, são elas:
- 1D:
São simbologias horizontais unidimensionais e possuem sequências de barras verticais. Algumas simbologias desta classe podem armazenar uma quantidade de caracteres próxima a 90 unidades, mas o mais comum é armazenar bem menos na maioria das simbologias. Isso ocorre, pois esse tipo de código, quando não limitado por padrão, se expande de acordo com a quantidade de caracteres armazenados, tornando o uso de grandes quantidades impraticável.
- 2D:
São simbologias bidimensionais e bem diferentes quanto a aparência, não só quando comparados aos 1D, mas também quando comparados entre si.
Este tipo de simbologia permite armazenar diferentes tipos de caracteres, além de uma quantidade muito superior.
Suas características de dimensionamento permitem que valores maiores sejam utilizados sem distorcer muito o tamanho do código, causando apenas uma leve variação em X e Y. Outra grande vantagem é o fator de redundância comum entre os códigos 2D, que permite que o código continue útil mesmo que este sofra danos razoáveis.
Agora que você sabe o que são os códigos de barras e aprendeu que existem diferentes tipos de simbologias, algumas questões podem ter surgido em sua cabeça:
- Eu posso utilizar qualquer simbologia?
- Se os códigos de barras 2D oferecem mais vantagens, por que não o vemos em 100% dos casos?
- Não bastava ter apenas duas simbologias, uma para 1D e outra para 2D? Por que existem outras opções?
- Como eu faço para criar meu próprio código de barras?
Essas e outras perguntas serão respondidas nas próximas publicações! Caso a curiosidade tenha surgido, não deixe de ficar atento ao blog e nossas redes sociais.
Use seu celular para ler o QR Code e seguir nossos canais! Nada melhor que um exemplo na prática, não é?! : )
Boas notícias! O próximo texto dessa série já está disponível. Clique aqui para conferir!
A Proxion Solutions conta com equipe especializada e certificada pelos principais fabricantes de soluções de mobilidade e identificação e captura automática de dados e pode ajudar na definição ou na otimização de seu projeto.
Para falar conosco ou solicitar uma cotação, clique no botão ao lado.
Se preferir, clique no ícone do WhatsApp no canto inferior direito de sua tela e fale conosco!