Saiba como optar pela melhor Impressora Térmica de Etiquetas para sua operação
Por: Dorival Souza
Saiba como optar pela melhor Impressora Térmica de Etiquetas para sua operação
Existem diversas opções para definir sua impressora térmica de etiquetas. Há várias opções disponíveis no mercado, com diferentes velocidades, resolução de impressão, disponibilidade de acessórios e configurações avançadas.
Os custos como consequência dessas características, também irão variar bastante e não devem ser o seu balizador principal para a escolha correta.
O primeiro ponto a ser levado em consideração para a escolha da impressora térmica de etiquetas ideal é considerar o seu segmento de atuação e os processos e aplicações de seu negócio, como: operações logísticas, operações industriais, identificação de estoques e armazéns, etiquetas para produtos, gôndolas, caixas, controle de mercadorias a serem entregues, exames laboratoriais, identificação de pessoas em hospitais e laboratórios, tickets e muitos outros.
Aconselho ler o artigo abaixo, 8 Passos para Definir a Etiqueta de Identificação Ideal para o seu Processo. Na verdade, a definição de sua impressora vem depois da definição do tipo de etiqueta de identificação do seu produto.
Neste texto faremos um resumo das quatro principais categorias de impressoras térmicas de etiquetas de identificação.
São modelos mais simples e menos robustos, geralmente com menor custo, indicadas para ambientes com baixa ou média quantidade de impressões diárias (entre 1.000 e 2.000 etiquetas por dia, não sequenciais).
Utilizadas principalmente em farmácias, lojas de departamento, mercados com menor circulação de pessoas, laboratórios, clínicas, áreas de atendimento de hospitais, joalherias, credenciamento de visitantes em feiras e eventos, impressão de ingressos em cinemas, entre outros.
Os principais modelos disponíveis no mercado são a ZD220 (Zebra) e a OS214 Plus (Argox).
As impressoras térmicas industriais possuem como principal característica a robustez. Têm velocidade de impressão superior as impressoras de mesa, além de espaço para bobinas de etiquetas maiores, ou seja, são mais velozes e trabalham com maior autonomia de impressão.
São indicadas para ambientes menos amistosos e que trabalhem com grande volume de impressões (entre 5.000 e 10.100 etiquetas por dia), como depósitos de lojas, supermercados, hipermercados, empresas de transporte e logística e operações em pequenas indústrias.
Para essa categoria, os principais modelos disponíveis no mercado são a ZT230 (Zebra) e a ZT410 (Zebra).
Impressoras portáteis de código de barras são indicadas para operações e serviços em campo, como impressão de contas, processo de auditoria de valores, tickets, comprovantes de pagamentos e outros. São comumente utilizadas em conjunto com aplicativos em coletores de dados, tablets e outros dispositivos móveis.
Para essa categoria indicamos a ZQ510 (Zebra).
As impressoras com tecnologia RFID permitem simultaneamente imprimir, codificar e verificar as etiquetas RFID com confiança e facilidade. São indicadas para fabricação industrial, armazenagem e logística, garantindo que todos os itens sejam rotulados e monitorados através de tecnologia RFID para uma coleta de dados rápida e precisa.
Os principais modelos para essa categoria são a ZT421 RFID (Zebra), a ZT411RFID (Zebra) e a ZT410 RFID Silverline (Zebra).
Acessórios para sua Impressora Térmica de Etiquetas
Para otimizar ainda mais suas operações, é possível também adicionar à impressora de sua escolha inúmeras opções de acessórios, como facas para cortes especiais, suporte de bobinas, print servers (para comando da impressora na rede por vários usuários diferentes), entre outros.
Integração
Caso a sua empresa utilize algum software de impressão é importante também verificar se a impressora é compatível com o software. Considere também a integração de sua impressora ao seu WMS ou ERP.
Quer saber mais sobre impressoras de códigos de barras e impressoras RFID? A Proxion Solutions possui uma equipe de especialistas que pode ajudar na escolha, configuração e implantação da impressora ideal para a sua operação.