A tecnologia RFID pode transformar seus processos, tornar sua empresa muito mais produtiva e eliminar erros operacionais.
Automatize seu processo por RFID. Entre em contato conosco por aqui!
Você Sabia?
Resumidamente a tecnologia de RFID (radio frequency identification – identificação por radiofrequência) é o uso da radiofrequência para a captura de dados. Permite a captura automática de dados, para identificação de objetos, pessoas ou animais, através de dispositivos eletrônicos, conhecidos como etiquetas eletrônicas, TAGs ou transponders.
Essa tecnologia existe desde a década de 40 e veio para complementar a tecnologia de código de barras, bastante difundida no mundo.
Basicamente são 2 componentes para a tecnologia funcionar: o Leitor RFID com antenas e o transponder (tag RFID). O leitor através de um sinal, ativa a tag para troca ou envio de informações. Explicando com mais detalhes, o leitor opera pela emissão de um campo eletromagnético (radiofrequência), que é a fonte que alimenta o transponder, que por sua vez, responde ao leitor com o conteúdo de sua memória.
Veja alguns motivos pelos quais vale a pena investir na tecnologia RFID:
- Maior confiabilidade – sistemas com RFID são capazes de manter seu funcionamento em qualquer ambiente (externo ou interno);
- Maior durabilidade – além da alta durabilidade das etiquetas, algumas são reutilizáveis;
- Redução de erros – A tecnologia RFID substitui muitos trabalhos manuais, e por isso, evita a possibilidade de erros humanos;
- Alta velocidade – todas as informações são enviadas, recebidas e processadas rapidamente;
- Otimização dos processos – ocorre em decorrência da redução de processos humanos e alta velocidade do sistema, além da integração com sistemas ERP/WMS.
- Facilidade de leitura – as etiquetas não dependem de uma grande proximidade com o leitor, um ponto relevante frente à leitura de código de barras;
- Identificação simultânea – o leitor é capaz de identificar várias etiquetas ao mesmo tempo;
- Rastreabilidade – Capacidade de rastreamento de produtos e seres vivos;
- Capacidade de armazenamento – Uma só etiqueta é capaz de armazenar uma grande quantidade de dados.
Mesmo com custo mais elevado comparado a sistemas com códigos de barras, dependendo da aplicação, é a solução mais viável frente a custos de erros recorrentes, retrabalhos e treinamento da equipe.
Veja aqui exemplos de aplicações ou processos em vários segmentos que a tecnologia RFID pode ajudar!
A tecnologia RFID pode ser usada para otimizar processos desde o controle de acesso de pessoas até o recebimento de grandes e complexas cargas, garantindo ainda a rastreabilidade dos itens recebidos ou expedidos para terceiros.
É grande aliada na Modernização da Logística, uma vez que garante maior agilidade e segurança aos processos relacionados à movimentação de mercadorias, desde a separação dos pedidos, até a entrega ao cliente.
O uso da tecnologia RFID na Indústria é mais comum principalmente em aplicações de rastreabilidade e identificação de ferramentas para a manutenção, substituição e gerenciamento das mesmas.
Além do uso industrial, as etiquetas e sistemas RFID já estão amplamente presentes no Varejo. Em sistemas antifurto, por exemplo, as tags são aplicadas em produtos e os leitores posicionados nas entradas das lojas identificam se determinado produto está saindo da loja sem a devida baixa da leitora.
Além disso, o RFID também está presente em Serviços como: cartões vale transporte, cobranças de pedágios, aberturas de portas automatizadas, entre outros. E tudo isso graças às vantagens que esse sistema proporciona na comparação com códigos de barras.
O uso de sistemas RFID está se tornando fundamental para as operações na área de saúde, auxiliando na Mobilidade Clínica. Essa tecnologia está permitindo que a equipe médica e os funcionários administrativos gastem menos tempo localizando equipamentos e suprimentos e mais tempo no cuidado aos seus pacientes, propiciando relações mais humanizadas. A tecnologia também pode ser usada para inventário e minimizando perdas, melhorando os indicadores de desempenho de custos.
Mas, o rastreamento de amostras e de medicamentos, identificação de pacientes e cuidados no beira-leito, são os processos em que se reduz a incidência de erros e a vulnerabilidade em casos de emergência.
No setor Agropecuário, a tecnologia RFID é usada na identificação e gerenciamento de animais em situações de controle de epidemias e qualidade do rebanho. Seu uso é também praticado em animais silvestres para controle de migração, ajudando no estudo das espécies. A identificação animal por sistemas de RFID pode ser feita por colares, brincos, injetáveis (colocados sob a pele do animal com uma ferramenta especial). Também já existem Tags Ingeríveis (bolus), um grande comprimido revestido geralmente por um material cerâmico resistente a ácido e de forma cilíndrica, e que pode ficar no estômago do animal por toda sua vida.