Quando se fala em mobilidade wireless, logo pensamos na forma de se conectar à internet através de redes sem fio, não é? A tecnologia wireless permite a conexão de dispositivos sem o uso de cabos, a distâncias que variam de acordo com a tecnologia empregada e a potência dos dispositivos.
Com cada vez mais a comunicação em tempo real e em qualquer lugar sendo um fator primário para as pessoas se conectarem através de smartphones, tablets ou notebooks, evoluímos para a conectividade de outros dispositivos como carros e eletrodomésticos, por exemplo. Muito pela evolução da internet das coisas (IoT).
Com isso, a aquisição de pontos de acesso (access points) é a primeira providência ao se pensar em mobilidade wireless. Em um ambiente domiciliar pode não haver problemas futuros, mas quando falamos de infraestrutura de rede sem fio em ambiente corporativo, é preciso se pensar em questões como: A rede está em conformidade com políticas internas, de clientes e de leis? A rede é segura? A rede está preparada para expansão? E, principalmente, a rede está sempre disponível?
Para se ter mobilidade wireless em ambientes corporativos deve-se investir em equipamentos e serviços já prevendo expansões de local e de número de funcionários, especificação das áreas de cobertura, possibilidade de queda de sinal e de lentidão etc.
Além disso, os dispositivos necessários para a implantação de uma rede corporativa precisam ser de fabricantes expoentes de mercado, que prezam por qualidade e conformidade.
Trabalhamos com os maiores fabricantes do mercado!
* Somente produtos da linha PRO (Professional)
Quer saber mais sobre Mobilidade Wireless (Redes sem fio corporativas)? Entre em contato conosco por aqui!
Redes Corporativas Wireless
Antes da aquisição dos equipamentos é preciso saber qual será a disposição de sua rede corporativa wireless. Nela deve conter a Controladora Wireless e os Access points.
Controladora Wireless: é um dispositivo de hardware que fornece um único ponto de gerenciamento para todos os pontos de acesso em sua rede. Com esse dispositivo, você torna mais fácil oferecer aos usuários serviços avançados de mobilidade.
Access Point: é um equipamento de rede que permite aos dispositivos sem fio, através de sinal Wi-Fi, se conectarem a uma rede cabeada.
Padrões para a tecnologia Wi-Fi
Para se definir quais os dispositivos colocar em sua rede wireless, também é preciso definir qual o padrão Wi-Fi adotar.
A tecnologia Wi-Fi vem evoluindo ao longo do tempo, devido ao avanço dos serviços, desde um simples envio de e-mail à serviços de streaming e jogos online.
Atualmente temos o padrão 802.11ax, mais conhecido como Wi-Fi 6, que permite que os usuários aproveitem uma conexão de rede com velocidades, com picos que podem chegar a 9,6 Gbps. Outra vantagem é a possibilidade de utilizar a conexão em ainda mais aparelhos simultaneamente, sendo o tipo de conexão ideal para ambientes com vários dispositivos sem fio, como: indústrias, hospitais, hotéis, universidades e outros locais com maior fluxo de pessoas. Além de ser uma excelente tecnologia para o conceito de casa inteligente e internet das coisas.
O Wi-Fi 6 é bem superior ao Wi-Fi 5 (802.11ac), entregando até três vezes mais velocidade.
Além do Wi-Fi 6, a Anatel também aprovou o Wi-Fi 6E, um padrão operante na faixa dos 6 GHz, com recursos ainda mais avançados que o comum. Entre as vantagens, ele conta com uma largura de banda maior, menos congestionamento na rede, mais velocidade e redução da latência.
Apesar da constante evolução, os padrões Wi-Fi são todos compatíveis entre si. Isso significa que você pode comprar um roteador Wi-Fi 6E novo com a certeza de que seus equipamentos Wi-Fi 5 vão se conectar à rede normalmente. A única restrição é que essas conexões serão controladas pelo menor padrão Wi-Fi. Nesse caso o Wi-Fi 5.
Conheça nossa página de produtos de Infraestrutura Wireless
Lá você encontra Controladoras e Access Points que recomendamos!
Tecnologia e dispositivos são suficientes?
Afinal, o que eu preciso para otimizar ou projetar uma Rede Wireless Corporativa?
No início dessa página, falamos que ao projetar sua rede, é preciso ter em mente as questões abaixo:
- A rede está em conformidade com políticas internas, de clientes e de leis?
- A rede é segura?
- A rede está preparada para expansão?
- A rede está sempre disponível?
A melhor forma de preservar seu investimento nos equipamentos e toda a infraestrutura em seu projeto, é implementar o serviço de Site Survey.
Nesse serviço você obtém uma análise detalhada de seu ambiente de rede sem fio. É feito um estudo dos melhores locais para se instalar access points e se o número de pontos de acesso está corretamente dimensionado para a quantidade de usuários, por exemplo.