Mobilidade Clínica – A chave para organizações de saúde se adaptarem à nova realidade
Por: Dorival Souza
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Mobilidade Clínica – A chave para organizações de saúde se adaptarem à nova realidade
Com a pandemia do Covid-19, a atenção se voltou para os profissionais de saúde, hospitais e clínicas. Por isto, estas organizações de saúde sentiram a necessidade urgente de mudanças de curto a médio prazo. A solução de mobilidade clínica é a saída para esta adaptação brusca e rápida. Pontos chaves como prontuário eletrônico com mobilidade, coleta de dados no beira leito e uso de dispositivos móveis pelos profissionais de saúde, precisam estar presentes num plano de ação.
Neste conteúdo você vai ler:
Informação e comunicação nos processos de saúde
No ambiente de saúde clínica atual, sistemas de prontuário eletrônico se tornaram o padrão do setor para muitas aplicações e processos de cuidado com o paciente, graças à capacidade de fornecer informações precisas, atualizadas e completas sobre o paciente. No entanto, os profissionais cuidadores que trabalham com leitura e coleta de dados do paciente nem sempre têm acesso imediato a essas informações fundamentais no beira leito, que normalmente só estão disponíveis em uma estação de trabalho. Como resultado, os profissionais de saúde correm o risco de tomar decisões ruins que podem afetar diretamente o bem-estar de um paciente.
Informações do paciente
Um estudo da The Join Commission, diz que 70% Dos erros médicos se devem a falhas de comunicação. A tomada de decisão ocorre em ambientes sensíveis e sob pressão. Em muitos casos, os médicos não têm todas as informações de saúde do paciente e de apoio à decisão clínica prontamente disponíveis quando e onde são necessárias.
- A informação não existe em formato eletrônico ou digital;
- As informações estão disponíveis, mas não são divulgadas em tempo real no beira leito, diminuindo o valor das informações;
- Aparentemente, há muita informação disponível e é difícil localizar as informações relevantes.
No ambiente de trabalho de saúde em ritmo acelerado, muitas vezes é difícil para os médicos acessar o tipo certo de dados em tempo real. Os desafios geralmente ocorrem quando os médicos deixam o beira leito do paciente para receber atualizações da equipe de atendimento. O atendimento pode ficar comprometido ao acessar os resultados do laboratório, revisar os pedidos do médico ou as alterações de medicamentos. Não há soluções com prontuário eletrônico com mobilidade, ou coleta de dados do paciente no beira leito.
Os médicos devem poder acessar, localizar e recuperar os dados específicos que procuram, de maneira conveniente, fácil de usar e oportuna, maximizando o tempo com o paciente. Isso se dá através do uso de tecnologias embarcadas em dispositivos móveis voltadas à saúde.
Comunicação da equipe
Dentro do ambiente hospitalar, muitas vezes é difícil para os membros da equipe ter comunicação contínua, não intrusiva e confiável. Os cuidadores geralmente lutam para identificar quais colegas de trabalho estão em turno, localizá-los e se comunicar com segurança. Frequentemente, as modalidades e ferramentas de comunicação não são compatíveis e impedem que as interações necessárias ocorram. Mesmo em situações bem coordenadas, a infraestrutura física pode impedir a entrega efetiva da comunicação, resultando em transmissões de voz de baixa qualidade durante ligações telefônicas e na entrega não confiável de mensagens de texto.
Consciência da Situação
As condições de saúde do paciente, o ambiente físico dos cuidados e o suporte clínico funcionam com frequência e mudam imprevisivelmente. A alteração das condições pode estar relacionada ao tempo e resultar em um início tardio do procedimento ou no atendimento ao paciente. Uma situação em mudança pode ser atribuída à disposição e disponibilidade de ativos médicos, fazendo com que o clínico ajuste a administração da atenção ao paciente inesperadamente. Em outros casos, a mudança de status está relacionada ao paciente. Quando a equipe de atendimento não tem conhecimento das condições de mudança, ocorrem pontos cegos que podem resultar em comprometimento da atenção ao paciente.
A importância da Mobilidade Clínica
Os desafiadores processos hospitalares ou da área da saúde colocam cargas indevidas aos profissionais e afetam negativamente o nível de interação entre médicos e pacientes. Como resultado, a atenção ao paciente pode se comprometer. A Mobilidade Clínica pode ajudar a elevar a atenção ao paciente, capacitar os médicos e aprimorar os fluxos de trabalho.
A Mobilidade Clínica é o uso de dispositivos móveis na saúde, como computadores portáteis, tablets, leitores e coletores de dados, impressoras móveis e dispositivos de voz, por médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde para a otimização das comunicações. É essencial para assim reduzir os fluxos de trabalho e melhorar o atendimento ao paciente, sobretudo na coleta de dados no beira leito.
Garantir que o paciente certo receba o tratamento certo na hora certa é essencial.
Quando os profissionais de saúde conseguem acessar os dados dos pacientes em tempo real, eles são capazes de oferecer um melhor atendimento.
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Processos de atenção ao paciente
As soluções de Mobilidade Clínica podem ajudar nos processos de atenção ao paciente de formas mais inteligentes, dinâmicas e flexíveis, promovendo:
- Integração clínica reforçada entre todas as equipes e disciplinas funcionais;
- Elevada coordenação na atenção ao paciente;
- Visibilidade aprimorada nas mudanças de circunstâncias e deterioração das condições do paciente;
- Melhor produtividade da equipe e eficiência operacional do hospital;
- Maior tempo de interação clínico-paciente.
A mobilidade clínica está mudando o panorama dos cuidados com o paciente. Os profissionais de saúde não precisarão mais ir a uma estação de trabalho para acessar o prontuário eletrônico de um paciente. Em vez disso, os dados em tempo real poderão ser acessados em dispositivos móveis no beira leito, ou seja, o prontuário eletrônico estará na mão, ou melhor, no dispositivo móvel. Quando implementados corretamente, esses dispositivos podem funcionar como uma ferramenta de comunicações por dados e voz segura, um portal de informações valiosas e uma linha de comunicações essencial para a equipe do hospital no gerenciamento de alarmes e alertas. A mobilidade clínica também está ajudando a melhorar a eficiência do fluxo de trabalho e a colaboração entre equipes, o que se traduz em melhorias drásticas no cuidado com o paciente.
Garantir o acesso dos profissionais de saúde aos dados é o primeiro passo para oferecer aos pacientes um atendimento de alto nível
Integração de dispositivos móveis para a Mobilidade Clínica
Na hora de integrar dispositivos móveis ao fluxo de trabalho do hospital ou clínica, ter uma estratégia de mobilidade que abrange toda a empresa é essencial para evitar o uso não verificado de dispositivos móveis e diversos problemas para sua organização. Com o planejamento prévio, você poderá integrar dispositivos móveis criados especialmente para serviços de saúde ao ERP.
É preciso levar em consideração também o ERP adotado, um sistema centralizado e com recursos eficazes, para que sua equipe possa fazer mais com menos recursos. Hoje na maioria das organizações de saúde são adotados ERPs como MV e o Philips Tasy. Entender o funcionamento e a forma de processamento dos dados é crucial na adoção da mobilidade clínica.
FASTid para Mobilidade Clínica
A Mobilidade Clínica está avançando nos hospitais, clínicas e sistemas de saúde, mas conforme mais organizações fazem a migração para a mobilidade, percebem que não é tão simples a adoção da tecnologia. Trata-se de uma abordagem de alto risco. Isso exige planejamento extensivo.
Além de ter processos hospitalares bem definidos, existem outras questões para a efetiva adoção da mobilidade clínica.
É preciso garantir um entendimento completo das necessidades de comunicação dos grupos de funcionários, pesquisar as tecnologias e a infraestrutura existentes e explorar todas as opções viáveis, a organização de saúde poderá desenvolver uma visão clara da implementação de dispositivos móveis e um plano eficiente para gerenciar uma migração bem-sucedida.
Desenvolvemos um serviço na Proxion Solutions (Zebra Solution Partner – RFID Specialist), que é um mapeamento do fluxo de trabalho, ou seja, são avaliados os processos atuais e com o nível de criticidade. Agrega-se o conhecimento dos profissionais de saúde que estão na operação, com os analistas especializados em mobilidade de nossa equipe. A partir daí definem-se quais tecnologias (RFID, BARCODE e comandos de VOZ por exemplo) e quais dispositivos para leitura e coleta de dados que serão adotados. Também definem-se as fases da implementação.
Após este serviço, a organização de saúde poderá desenvolver uma visão clara da implementação móvel e seguir com um plano eficiente para gerenciar uma migração bem-sucedida.
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