Fábricas Inteligentes – Como as soluções de automação de processos podem transformar a Indústria?
Fábricas Inteligentes – Como as soluções de automação de processos podem transformar a Indústria?
O que transforma a Indústria?
Ao longo dos artigos publicados em nosso site, falamos de tecnologias que automatizam e otimizam os processos da indústria e outros segmentos. Este impulso se iniciou com a Revolução Industrial nos séculos XVIII e XIX e segue até hoje com as Fábricas Inteligentes ou Indústria 4.0.
A energia a vapor impulsionou a mecanização para a produção em larga escala na primeira revolução industrial. Na segunda revolução industrial, a eletricidade transformou os processos das linhas de montagem. Já na chamada Indústria 3.0, a automação do processo produtivo, com o uso de robôs nas linhas de produção foi destaque.
Vivemos atualmente a Indústria 4.0, que se materializa na descentralização do controle dos processos produtivos, através de dispositivos e soluções inteligentes interconectados, ao longo de toda a cadeia de produção e logística.
Percebe-se que o consumo em massa, a urbanização e o intenso desenvolvimento tecnológico foram se transformando ao longo do tempo. São molas impulsionadoras para as transformações da indústria.
Desafios da Indústria
A consultoria empresarial americana, McKinsey, estima que até 2025, os processos relacionados às Fábricas Inteligentes poderão reduzir custos de manutenção de equipamentos entre 10% e 40%, reduzir o consumo de energia entre 10% e 20% e aumentar a eficiência do trabalho entre 10% e 25%.
Esses desafios são provocados pela crescente exigência do consumidor. Não basta mais um carro que seja econômico no combustível, mas que tenha o máximo de conforto com a melhor tecnologia multimídia, integração ao celular e com comandos de voz.
Não atender ao consumidor é não sobreviver ao mercado competitivo.
O que são Fábricas Inteligentes?
Segundo o Portal da Indústria, Fábricas Inteligentes ou Indústria 4.0 é um conceito que representa a automação industrial e a integração de diferentes tecnologias como inteligência artificial, robótica, cibersegurança, internet das coisas e computação em nuvem com o objetivo de promover a digitalização das atividades industriais melhorando os processos e aumentando a produtividade.
Os processos na Indústria são planejados e otimizados a todo o tempo, sobretudo os críticos, em que se enxergam as preocupações e os desafios a serem enfrentados e resolvidos. Economizar recursos, aumentar a lucratividade, reduzir o desperdício, automatizar para prever erros e atrasos, acelerar a produção para trabalhar em função da cadeia de valor, digitalizar fluxos que eram feitos no papel, conseguir intervir rapidamente em casos de problemas da produção etc, são desafios a serem resolvidos pela Indústria 4.0.
A Indústria 4.0 também chamada de Quarta Revolução Industrial, engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem que estão mudando as formas de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo.
Portal da Indústria (http://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/industria-4-0/)
Esta necessidade de resolver os desafios faz com que a maior parte dos investimentos feitos em tecnologia sejam relacionados a operação, dos processos à logística e gestão do inventário.
Operações de Logística nas Fábricas Inteligentes
Como comentado, a maioria dos investimentos são reservados às operações de logística. A adoção das tecnologias de AIDC (Identificação e Captura Automática de Dados), como Códigos de Barras, RFID, wireless, soluções vestíveis e por comando de voz, é eminente na área de logística nas Fábricas Inteligentes. O uso de dados para identificação e rastreabilidade de produtos e ferramentas contribuem para redução de erros e retrabalhos, falta de produtividade dos funcionários e paradas inesperadas. Porém, não basta só adotar dispositivos que facilitem a captura de dados como leitores e impressoras de etiquetas, a real necessidade é INTEGRAR esse ecossistema composto por dispositivos móveis, tecnologia, sistemas de WMS e/ou ERP e as pessoas que vão operar isso tudo.
Se todo o processo está conectado e pode ser monitorado, a visibilidade é maior, é possível programar alertas, dar o suporte aos dispositivos antes de falharem, e ainda, monitorar em tempo real, facilitando a tomada de decisões e de forma mais rápida.
Conecte operações para obter maior visibilidade e melhorar a garantia dos apontamentos e consultas em tempo real.
O consumidor, a medida em que suas necessidades vão se transformando, provoca transformações nas Indústrias. Manter-se alinhado a isso é o ponto-chave do conceito de Fábricas Inteligentes ou Indústria 4.0. O ecossistema integrado, ou seja, a integração entre processos, tecnologia, dispositivos, sistemas ERP/WMS e pessoas, é o que dará visibilidade em tempo real para a tomada de decisões de forma rápida, o que consequentemente aumentará a produtividade na operação da Indústria. Não é somente automatizar os processos, mas INTEGRAR todo o ecossistema.
Promova essa INTEGRAÇÃO!
A Proxion Solutions conta com equipe especializada e certificada pelos principais fabricantes de soluções de mobilidade e identificação e captura automática de dados e pode ajudar em processo de otimização.
Para saber mais AGORA ou solicitar uma cotação, clique no botão ao lado.
Se preferir, clique no ícone do WhatsApp no canto inferior direito de sua tela e fale conosco!