Site Survey – Saiba como é feito o serviço e entenda na prática
Por: Cícero Antunes
Categorias:
Tags:
Site Survey – Saiba como é feito o serviço e entenda na prática
Como já falamos em nosso último blog “6 pontos-chave para projetar ou otimizar a rede Wi-Fi corporativa com o Site Survey”, esse serviço é uma análise minuciosa do ambiente, onde existe ou será implementada uma nova rede sem fio ou rede wireless. No Site Survey são identificadas possíveis áreas de sombra, zonas de interferência e onde há perfeita operação da rede. Após toda a análise, as informações são utilizadas para a criação de uma representação gráfica em forma de mapa de calor da rede sem fio.
Neste conteúdo você vai ler:
Análise dos pré-requisitos para o Site Survey
Para isso, é preciso uma análise prévia para a adoção do serviço. Basicamente são identificados parâmetros em duas análises: Análise do ambiente de rede sem fio e Análise dos dispositivos, usuários e particularidades.
Informações sobre os locais da abrangência da rede sem fio e o envio de plantas-baixa desses locais são essenciais. Com isso, é possível identificar as linhas de visada, localização dos pontos de acesso e locais de concentração de equipamentos, mesmo antes da visita local. Além disso, é preciso identificar limites de altura para tetos e paredes, pontos em ambiente externo, requisitos prévios de segurança e pontos de interferência.
A localização e pontos de conectividade da infraestrutura cabeada por fibra ótica ou cabo TP, também devem ser considerados para minimizar custos com novos pontos de cabeamento estruturado que via POE (Power Over Ethernet) devem alimentar os pontos de acesso sem a necessidade de fontes adicionais de energia.
Para identificação da área de cobertura, da performance ou distribuição de banda (2.4GHz, 5 GHz ou 6GHz) e roaming entre os pontos de acesso, é importante saber quais os dispositivos serão conectados e qual será o tráfego de informações ou o tipo de aplicação (coleta de dados, voz sobre ip, vídeo-chamadas ou de localização em tempo real).
Baixe o CHECKLIST para o serviço de SITE SURVEY
Um guia de informações que você vai precisar!
Distribuição de banda
No Brasil são homologadas as frequências de 2.4GHz e 5GHz, porém foram anunciados pelos fabricantes dispositivos Wi-Fi 6 (na frequência 6GHz). Apesar de não homologada, a frequência 6GHz, também chamada de Wi-Fi AX, já pode ser levada em consideração, pois a ANATEL deve homologar ao final de 2021.
Os benefícios do Wi-Fi AX (6GHz), segundo a Wi-Fi Alliance são: taxas de dados mais altas (mais velocidade), capacidade de transmissão de dados aumentada, melhor performance em ambientes com muitos dispositivos conectados e maior eficiência energética.
Objetivos e levantamento em campo
Após a análise dos pré-requisitos, é preciso ter em mente os objetivos para o projeto da rede sem fio ou rede Wi-Fi corporativa.
Um projeto de rede sem fio desenhado a partir de análises realizadas por empresa ou profissionais especializados têm os seguintes objetivos:
Garantir que a rede sem fio terá a performance especificada
Para que o projeto seja garantido tecnicamente para as operações evitando problemas operacionais e novas compras para corrigir o tempo de resposta das aplicações.
Documentar tecnicamente os requisitos e demais necessidades para a implantação da rede sem fio
Oferecer um projeto claro e bem especificado para execução da infraestrutura por terceiros, facilitar o acesso de profissionais da área de TI para a manutenção ou expansões desta rede e nortear a gerência do projeto em sua fase de aprovações e implantação.
Envolver os profissionais de segurança da informação ou da área de TI no projeto
É preciso que os profissionais de segurança da empresa estejam envolvidos no projeto, a fim de dar a diretriz de segurança e conformidade e validar como os dispositivos serão configurados. Assim, novas políticas podem ser necessárias ou alteradas por essa equipe de TI.
Otimizar a utilização da rede de dados sem fio em prol dos processos da empresa
Uma rede bem definida garante e suporta mobilidade plena dos operadores com coletores de dados, computadores móveis, smartphones, notebooks, tablets, impressoras portáteis etc.
Site Survey na Prática
A metodologia Site Survey é complexa e sua aplicação exige conhecimento técnico. Por esse motivo, aplicá-la requer profissionais capacitados e softwares específicos.
A aplicação dessa metodologia, deve ser pensada caso a caso, não há um padrão para os projetos Site Survey. Cada projeto possui infraestrutura de redes com as suas próprias características e particularidades.
Os testes de cobertura e qualidade de sinal serão realizados no local onde será implantada a rede de dados sem fio, por meio de um levantamento prático, visando determinar os efeitos favoráveis e desfavoráveis à propagação das ondas de radiofrequência e consequentemente determinar o número necessário de pontos de acesso e suas melhores localizações.
Basicamente um ponto de acesso existente ou de forma simulada transmite dados e um receptor acoplado a um notebook faz a recepção desse sinal RF. O software de análise recepciona esses dados e testa a conectividade apontado a área de cobertura e qualidade de sinal. Assim, é possível definir o posicionamento dos pontos de acesso (access points) e as características das antenas de cada AP.
Os softwares mais utilizados e confiáveis de análise são o AirMagnet e o Ekahau.
Tipos de Site Survey
Ao final da análise de pré-requisitos e das informações relatadas, o profissional pode definir qual o melhor tipo de serviço de Site Survey para o projeto.
Existem 4 tipos de Site Survey, são eles:
Site Survey Preditivo – É o estudo onde é usado simulações em software para obter o número aproximado de access points que serão necessários. No preditivo é possível escolher o posicionamento e também a configuração de cada Access Point para o projeto. Nesse tipo é possível fazer o Site Survey de forma remota.
AP-on-a-Stick – É um método que consiste em usar um access point instalado em suporte e posicionar nos locais onde possivelmente serão instalados. Neste método o analista realizará o Site Survey em cada um desses locais, capturando os dados de qualidade e o tamanho da célula desse access point.
Site Survey Passivo – O método passivo é mais ágil e fornece todos os dados necessários para a análise da rede sem fio, nesta modalidade o analista fará o Walk Through pelo local e com o software de análise ele fará a coleta de todo o ambiente Wi-Fi.
Site Survey Ativo – O método ativo é realizado em paralelo ao passivo, pois nessa modalidade o analista configura a rede Wi-Fi do cliente no software de análise, e dessa forma poderão ser feitas algumas medições de performance com o uso de ping e iPerf. O Site Survey Ativo é indicado após a implantação ou para atualização da rede Wi-Fi, assim é possível detectar alguns indicadores como, sinal ruído, SNR, perda de pacotes e roaming.
Benefícios do Site Survey
Tanto para implantar uma nova rede como para corrigir possíveis problemas em uma rede pré-existente, o Site Survey traz benefícios como:
Validação: ao realizar um serviço de Site Survey, a empresa tem um projeto confiável e validado para a contratação de execução da infraestrutura física, para o acesso de profissionais para a manutenção ou expansões desta rede wireless e para o gerenciamento do projeto em sua fase de aprovações e implantação.
Precisão: para uma rede sem fio de alta performance, precisão é fundamental. Sem uma análise minuciosa, dificilmente serão instalados pontos de conexão nos melhores locais, o que pode prejudicar a distribuição correta da rede de acordo com o ambiente e operações, gerando lentidão e interferências.
Garantia do investimento: o setor de TI (Tecnologia da Informação) costuma ser umas das áreas que mais consome recursos, a implantação e otimização de redes faz parte de uma boa porcentagem desses custos. Por esse motivo, é fundamental desenvolver um projeto adequado antes de comprar e instalar equipamentos, pois esse projeto não só irá evitar compras errôneas, como irá prever as necessidades para otimizar ao máximo os recursos de implantação e na expansão da rede.
O que é entregue no Site Survey?
Ao final do serviço são entregues:
1 – Relatório e documentações contendo:
- Fotos dos locais a serem instalados os equipamentos;
- Literatura sobre a tecnologia proposta;
- Especificação e características dos equipamentos;
- Especificação física com fotos dos locais identificados para a instalação dos APs (ponto de acesso);
- Lista de materiais a serem adquiridos;
- Lista de acessórios necessários à instalação;
- Lista de sugestão para backup de itens vitais ao funcionamento da rede;
- Sugestão de modelo e dimensões da caixa de proteção dos APs, quando necessários;
- Esquema para alimentação dos APs (ponto de acesso) por fonte ou via POE (Power over Ethernet) IEEE 802.3af;
- Guia de instalação das antenas externas, quando houver;
- Formulário com um checklist dos passos a serem seguidos para a instalação final.
2 – Relatório com o mapa de calor da rede
3 – Análise Espectral
Frigorífico otimiza seu processo de compliance através de uma rede Wi-Fi de Alta Performance
A expectativa de um bom serviço de Site Survey é projetar com assertividade uma nova rede Wi-Fi ou otimizar uma rede wireless já existente. Para tanto, se pode observar que são aplicadas metodologias, equipamentos e softwares específicos. Cada projeto é feito de forma personalizada para determinada necessidade de aplicações, local e ambiente da empresa.
A Proxion Solutions conta com equipe especializada e certificada pelos principais fabricantes de soluções de mobilidade e identificação e captura automática de dados e pode ajudar em seu processo de implementação de um Site Survey.
Para saber mais sobre Site Survey AGORA ou solicitar uma cotação, clique no botão ao lado.
Se preferir, clique no ícone do WhatsApp no canto inferior esquerdo de sua tela e fale conosco!