Como otimizar os Serviços em Campo com automação e integração?
Por: Dorival Souza
Categorias:
Como otimizar os Serviços em Campo com automação e integração?
Automatizar e integrar processos é afirmação constante em nossos posts. E não é para menos, com a adoção da automação e integração, a empresa se transforma e se torna disruptiva, sobretudo nos Serviços em Campo.
Mais especificamente em serviços destinados às necessidades domiciliares, temos mais chances de erros, retrabalhos e atrasos. Os serviços são prestados de maneira rotineira e finalizada de forma rápida, por muitas vezes diante do cliente. Ganhar produtividade e reduzir erros nos serviços em campo é essencial, sobretudo em serviços de entrega, manutenção, seguros, limpeza, dedetização, administração de condomínios etc.
Neste conteúdo você vai ler:
Ordens de Serviço em várias atividades
O maior desafio para automação dos serviços em campo, é a integração do processo fora da rede interna. As ordens de serviço precisam ser executadas e documentadas com: data, hora, autor, descrição do serviço feito e posição geográfica.
São inúmeros tipos de serviços que as empresas investem em processos de melhoria. Os profissionais são enviados ao cliente a fim de cumprir ordens de serviços na prestação de:
- Serviços domiciliares: Telefonia, internet, energia, gás, água, desentupidoras e dedetizadoras
Interrupções no fornecimento, controle de atividades e problemas técnicos
- Serviços médicos: Empresas de home care
Atendimento em domicílio agendados ou de emergência
Programa de vacinação em domicílio
- Serviços de entrega e logística: Transportadoras
Rotas, entrega de pedidos com ou sem agendamento
- Serviços de manutenção de eletrodomésticos
Atendimento definido por nível de serviço (SLA) em contrato
- Locação de veículos/Test-drives
Agendamentos online com gerenciamento e disponibilidade de veículos, Rastreabilidade e possibilidade de entrega em outra localidade
- Demonstrações de produtos
Roteiro de visitas e reuniões para demonstração de produtos, rastreabilidade de produtos em demonstração ou testes
- Serviços empresariais
Manutenção de equipamentos industriais em geral e inspeções preventivas.
- Serviços públicos
Serviços ao cidadão como coleta de lixo domiciliar, coleta de resíduos hospitalares, higienização de papeleiras e bocas de lobo, fiscalização e limpeza de vias públicas, fiscalização de obras e emissão de multas, transporte público, estacionamento em vias públicas etc.
- Serviços para agropecuária
Identificação de mudas ou rebanho, roteirização, informações de colheita e produção.
O segredo é aplicar a tecnologia nestes serviços, integrando dispositivos móveis ao seu sistema ERP ou uma aplicação dedicada. Somente com essa Integração a gestão eficiente do processo nos serviços em campo é possível.
Vantagens para os Serviços em Campo
Integrar o serviço com tecnologias de identificação e captura automática de dados como códigos de barras, RFID, Redes Wi-Fi, soluções vestíveis, armazenamento em nuvem e tudo que a mobilidade pode oferecer, traz muitas vantagens nos serviços em campo.
- Maior gestão na avaliação das ordens de serviços em campo;
- Rastreabilidade e controle das equipes em campo;
- Gestão e controle dos serviços em campo;
- Eliminação de planilhas e formulários preenchidos à mão;
- Confirmação digital das entregas realizados;
- Roteirização de coletas e entregas com geolocalização e assinatura digital;
- Distribuição de entregas de veículos mais próximos e disponíveis;
- Alterações de rota e de atividades nas coletas em trânsito;
- Consulta de dados online e com visibilidade para tomada de decisão rápida;
- Acesso rápido e visibilidade da informação (manuais, documentos, tutoriais) através de dispositivos móveis robustos às intempéries, acelerando o SLA;
- Impressão de comprovantes por impressoras portáteis em tempo real.
Mas como funciona essa automação e integração?
Imagine um cliente acessando seu portal e abrindo um chamado via chatbot para uma ordem de serviço de reparo em domicílio do fornecimento de internet. A ordem de serviço é gerada e automaticamente é roteada para o mais próximo técnico disponível. A ordem aparece a esse prestador de serviço em seu computador móvel que aceita a ordem imediatamente. Também de forma automática, o cliente é notificado e pode acompanhar em tempo real o deslocamento do técnico com a provável hora de chegada. Em caso de problemas, o técnico pode entrar em contato com o cliente em tempo real.
Ao executar o serviço, o técnico ao se deparar com o problema, pode consultar checklists, base de conhecimento, telemetria do equipamento, tudo em seu computador móvel. Pode solicitar inclusive apoio remoto.
Ao fim da prestação do serviço, o técnico registra informações do chamado na ordem de serviço em seu computador móvel, gera um comprovante impresso em sua impressora portátil com as atividades realizadas ou peças a serem cobradas posteriormente pela operadora, e finaliza com uma assinatura digital do cliente.
Também com a integração a uma aplicação de CRM, pode ser enviado uma notificação de pesquisa de satisfação ao cliente, assim que finaliza a ordem de serviço.
Com a automação e integração os dados das ordens de serviço podem ser analisados em tempo real e servir de base para alterações nos processos, assim como gatilho para ações proativas e evitar interrupções no serviço prestado.
Uma aplicação na prática de Serviço em Campo
Se a rotina de limpeza em nossas residências aumentou consideravelmente, imagine para as empresas de limpeza urbana!
São serviços de limpeza de bueiros, higienização de papeleiras, serviços de varrição, capina, lavagem e, o mais crítico, coleta de resíduos sólidos de saúde em hospitais, clínicas e laboratórios.
De acordo com serviços que são diferenciados por tipos, pontos e regiões, é criada uma agenda com a periodicidade de atividades para os diferentes tipos de serviços, assim como as rotas em direção ao ponto e a região em questão.
As operações são divididas em equipes e é responsabilidade de cada equipe, durante as atividades, coletar e registrar dados na aplicação da empresa de limpeza urbana, através do dispositivo móvel. Esses dados são integrados a uma outra aplicação de BI (Business Intelligence) permitindo a tomada de decisões de forma rápida e em tempo real. Além disso, é possível a emissão de relatórios aos gestores das equipes.
Se houver ordens de serviço emergenciais ou avulsas, é possível adicionar sem problemas nas roteirizações.
Estratégia além do operacional
Muitas empresas prestam serviços em campo e buscam formas de otimizar os processos, a fim de reduzir erros e aumentar a produtividade na entrega dos serviços.
Ocorre que com a automação e integração dos processos, além de resolver os pontos indicados acima, as empresas perceberam que a visibilidade e gestão das informações coletadas em campo, são essenciais para estratégias de fidelização de clientes.
A experiência positiva do cliente e do colaborador são motivadores para novos serviços, renovação de assinaturas e indicação a novos clientes.
Promova mudanças em sua operação de Serviços em Campo
Promova mudanças na operação de sua empresa avaliando opções de tecnologias de identificação e captura automática de dados e mobilidade, como códigos de barras, RFID, Redes Wi-Fi, soluções vestíveis. A tecnologia integrada às aplicações legadas (ERP, BI etc), geram informações que dão visibilidade e geram indicadores confiáveis, base para a tomada de decisões rápidas e em tempo real.
A empresa pode ampliar a visão para além dos processos departamentais, olhar o negócio através da chamada experiência do cliente e também do seu colaborador, superando as expectativas e criando a diferenciação de seu negócio.
Automatize e integre sua operação de Serviços em Campo
A Proxion Solutions conta com equipe especializada e certificada pelos principais fabricantes de soluções de mobilidade e identificação e captura automática de dados e pode ajudar na definição do melhor dispositivo de acordo com o seu processo.
Para saber mais AGORA ou solicitar uma cotação, clique no botão ao lado.
Se preferir, clique no ícone do WhatsApp no canto inferior direito de sua tela e fale conosco!