Disney e RFID – Se você pode sonhar, você pode realizar.
Por: Colaborador
Disney e RFID – Se você pode sonhar, você pode realizar.
A Disney sempre adotou a tecnologia de ponta, mas em seus parques temáticos, essa tecnologia tendia a ficar nos bastidores. No entanto, na última década o projeto Next Generation Experience da Disney, ou “NextGen”, teve como objetivo integrar abertamente a tecnologia na experiência do parque temático, aproveitando o uso de smartphones da geração Y para melhorar a experiência do parque.
Os usuários com smartphones podem fazer o download do aplicativo My Disney Experience, que pode ser usado para reservas em restaurantes, acessar os sistemas PhotoPass e FastPass + e visualizar os tempos de espera nas atrações do parque. O FastPasses permite que os usuários planejem com antecedência e esperem em filas mais curtas por passeios e atrações. A base principal do projeto, no entanto, é a MagicBand da Disney.
Mas o que é uma MagicBand?
Uma MagicBand é uma pulseira operada por radiofrequência projetada para conforto máximo, com sulcos para fluxo de ar e uma estrutura de corte patenteada permite que a pulseira tenha do tamanho único, inclusive para crianças pequenas. Elas são feitas de poliuretano plástico térmico, o que significa que são hipoalergênicas, resistentes, elásticas, ecologicamente corretos e impermeáveis (o que é importante, considerando as piscinas e os parques aquáticos de todo o resort).
A MagicBand possui várias funções principais, todas executadas com um toque no pulso. A pulseira atua como chave do quarto de hotel e ingresso para o parque, reduzindo o tempo de entrada no parque. Se os clientes optarem, eles podem vincular o cartão de crédito e / ou plano de refeições da Disney à band, permitindo que os clientes façam compras sem dinheiro, sem ter que procurar na bolsa a carteira. O recurso de gastos pode ser eliminado ou limitado para crianças e, quando uma compra superior a US $20,00 é feita, o usuário também deve inserir um número de PIN.
As MagicBands usam a tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID). Dentro das pulseiras existem duas etiquetas RFID passivas (uma frequência alta e uma ultra alta frequência) e um transmissor ativo. As etiquetas RFID passivas só funcionam quando estão a alguns centímetros de um receptor; é por isso que você precisa pressioná-los contra o receptor para que funcionem. O transmissor ativo pode ser lido em outras distâncias, usando sinalizadores em todo o resort. Como o transmissor ativo está constantemente enviando sinais para os usuários no parque, a Disney pode usar esses dados para obter informações mais precisas sobre os tempos de espera para passeios, além de agregar dados sobre o fluxo de tráfego e os hábitos dos clientes em todo o parque. A MagicBand também permite que o parque personalize a experiência do hóspede e torne-o mais “mágico”: os membros do elenco podem abordar os convidados pelo nome e reconhecer eventos especiais, como aniversários.
Investir mais, para lucrar mais!
O projeto MagicBand foi estimado em US$800 milhões a US $ 1 bilhão, para instalação em um único parque: Walt Disney World. O principal custo não são as pulseiras em si (as etiquetas RFID passivas custam apenas um centavo de dolar cada, e os transmissores ativos alguns dólares), mas os receptores, alterações no parque e treinamento de funcionários consumiram um pouco mais do orçamento.
Porém as novas oportunidades de merchandising relacionadas às próprias pulseiras, as MagicBands recuperam seu valor de outras maneiras. Devido à maneira conveniente de pagar, os clientes tendem a gastar mais. Alguns fabricantes de pulseiras de RFID relatam que, quando os clientes usam gastos sem dinheiro em pulseiras, gastam 15 a 30% a mais do que gastariam.
Mas o aumento de gastos não é a maior vantagem para a Disney; A Disney também lucra indiretamente através da coleta de dados. As etiquetas RFID passivas mostram onde e quando os convidados comem e quando e que mercadoria os clientes compram. O transmissor ativo permite que a Disney rastreie o movimento dos hóspedes em todo o complexo do resort, o que significa que eles podem ver o caminho que você percorre no parque e os passeios e atrações que você visita. Esses dados informam à Disney como e onde você passou quase todos os minutos do seu dia. As opções de cores personalizadas e a personalização de nomes do MagicBand não são apenas para seu benefício; isso garante à Disney que os dados que estão coletando são puros (ou seja, que uma criança está usando a pulseira, e não a do pai), permitindo que a Disney melhore ainda mais a experiência do usuário. Eles podem usar os dados para melhorar o fluxo de visitantes do parque temático, colocar alimentos e mercadorias em locais ideais e dezenas de outras melhorias.
Além disso, com base nas preferências demonstradas pelos hóspedes, a Disney pode enviar anúncios direcionados. Alguns consumidores estão preocupados com esse método de publicidade, especialmente quando crianças estão envolvidas. No entanto, a Disney prometeu não direcionar anúncios para crianças menores de 13 anos, e qualquer pessoa pode optar por não receber anúncios direcionados. Embora a publicidade direcionada possa parecer manipuladora, as pessoas tendem a esquecer que a publicidade direcionada impede que o consumidor receba informações sobre coisas pelas quais não está interessado.
Preocupações com a tecnologia RFID
Além de anúncios direcionados, alguns consumidores estão preocupados com o aspecto de rastreamento de localização das pulseiras, mas as pulseiras não contêm rastreadores GPS, e os transmissores ativos só funcionam quando estão a uma certa distância de um farol. De acordo com a Política de Privacidade da Disney, eles coletam dois tipos de informações: pessoal e anônima. Às vezes, as informações anônimas podem ser agrupadas para formar informações agregadas para categorias específicas de convidados, como homens na casa dos cinquenta ou adolescentes. Você realmente pode solicitar as informações pessoais que foram coletadas sobre você e que podem ser alteradas ou excluídas, mas a Disney sempre coletará dados agregados.
RFID está em toda parte
Mesmo antes do MagicBands, os chips RFID já estavam em todo lugar; em cartões de fidelidade, cartões metrô, livros da biblioteca, IDs escolares, dispositivos EZ-Pass, dispositivos Speedpass e até mesmo passaportes. Muitos desses usos melhoram nossas vidas. Os chips RFID já estão sendo usados em grandes centros de remessa para rastrear mercadorias. A Disney usou originalmente o rastreamento por RFID para controlar os equipamentos de fantasias em seus parques. A tecnologia RFID pode ajudar a indústria de viagens a rastrear bagagem perdida. O pagamento sem dinheiro conveniente (como ApplePay ou Google Wallet) pode se expandir ainda mais. Os caixas não precisam mais digitalizar dezenas de códigos de barras de itens de mercearia, um por um; O RFID pode tocar o total de uma só vez. Você pode rastrear animais perdidos com implantes RFID. Os implantes humanos podem armazenar registros médicos de pacientes que podem não ser capazes de comunicar essas informações, como os pacientes de Alzheimer.
Existem parques de diversões para fazer exatamente o que seu nome diz: nos divertir. Se um hóspede decide pagar US $ 119 por um dia no Magic Kingdom do Walt Disney World, espera que seja uma experiência mágica. O MagicBand pode fazer com que os hóspedes sintam que estão tendo uma experiência única no parque, e não a mesma coisa que milhares naquele dia.
Enfim, a utilização do RFID proporcionar muitas de oportunidades e possibilidades para as empresas se destacarem.
O case de sucesso da Walt Disney acima serve de inspiração e nos mostra como projetos com a tecnologia RFID têm o potencial de melhorar o fluxo de caixa e gerar oportunidades de negócios para as empresas. Além de novas e melhores experiências aos seus clientes.
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