RFID: O que é e como funciona?
Por: Colaborador
RFID: O que é e como funciona?
RFID – Não é magia, é tecnologia!
Mas é tão bom que mesmo quem já tem afinidade com as tecnologias da Indústria 4.0, ao testar equipamentos e TAGs RFID fica impressionado quando descobre as inúmeras possibilidades e ganhos desta tecnologia.
Mas o que é?
Resumidamente a tecnologia de RFID (radio frequency identification – identificação por radiofreqüência) é o uso da rádio frequência para a captura de dados.
Tal tecnologia permite a captura automática de dados, para identificação de objetos, pessoas ou informações com dispositivos eletrônicos, conhecidos como etiquetas eletrônicas, TAGs ou transponders, que emitem sinais de radiofreqüência para Leitores que captam estas informações. Essa tecnologia existe desde a década de 40 e veio para complementar a tecnologia de código de barras, bastante difundida no mundo.
Um sistema de RFID é basicamente composto por dois componentes: um transponder TAG que é fixado no objeto a ser identificado e um Leitor que pode ser fixo ou móvel.
TAGs: existem milhares de modelos, variando a combinação de comprimento, largura, espessura, material do qual é feita, raio de alcance, etc.
Leitores: são centenas de modelos manuais ou fixos, versões que podem ser integradas a coletores de dados, tablets e/ou enviar informações diretamente para sistemas diversos por meio de tecnologia sem fio.
Os Leitores e TAGs corretos devem ser escolhidos de acordo com a operação em que serão aplicados, mas essa tecnologia chega a ser quase ilimitada em possibilidades.
Existem diversos métodos de identificação, o mais comum é armazenar um número de série para cada TAG e linkar esse número a um objeto, pessoa ou informação em um banco de dados, assim pode-se usar essa informação para tomada de decisão, bloqueios, descartes, alertas, etc. ao receber o dado coletado de forma automática.
Mas onde está a magia? Quer dizer o que tem de tão bom nessa tecnologia?
O bacana mesmo está nas possibilidades que essas belezinhas podem trazer para o seu negócio. A tecnologia RFID pode transformar seus processos, tornar sua empresa muito mais produtiva e eliminar erros operacionais.
A tecnologia RFID pode ser usada para otimizar processos desde o controle de acesso de pessoas até o recebimento de grandes e complexas cargas, garantindo ainda a rastreabilidade dos itens recebidos ou expedidos para terceiros.
Imagine o seguinte cenário:
Uma empresa tem uma operação de recebimento com numerosos palets que contêm uma grande quantidade de caixas e cada caixa contém mais um número X objetos fundamentais para a operação, que necessitam da confirmação pela entrega integral de todos os itens, no dia e hora.
Sem a tecnologia RFID essa operação dependia de um time de colaboradores e horas trabalho manual, ainda seria necessário considerar a possibilidade de erro humano.
Bom, o caso acima resume a operação de um cliente real, que por uma questão ética não terá o nome revelado, mas a Proxion Solutions desenvolveu uma solução com RFID para essa operação de recebimento, transformando uma operação complexa que levava cerca de 9 horas, em um procedimento de apenas 9 minutos!
Sim! Senhoras e senhores isso é possível!
Sua empresa pode ter acesso aos benefícios da tecnologia RFID. Quer saber como?
Entre em contato com a Proxion Solutions!