Mobilidade Clínica em Hospitais e Organizações de Saúde
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Cenário e Desafios na Saúde
O setor de saúde mundial está enfrentando um número aparentemente insuperável de desafios, desde o envelhecimento das populações, redução das equipes, pandemia e o aumento dos custos. Isso gera uma enorme pressão sobre as organizações de saúde, médicos, trabalhadores, comunidades, e principalmente pacientes.
Os profissionais de TI têm se desdobrado para suportar os principais sistemas ERP, como MV e Tasy; evitar intrusões de segurança; prover conectividade com mobilidade segura e estável; e resolver com inovação novos procedimentos e padrões. Os recursos e métodos existentes não se sustentam mais, pois são o principal fator para erros na separação de medicamentos, na gestão de estoque da farmácia, erros em prescrição médica, falta de visibilidade para tomada de decisões rápidas e falta de gerenciamento das informações da instituição clínica.
Para reduzir esses fatores, é preciso prover integração e mobilidade para os processos e equipe, como: garantir que os pacientes sejam conectados ao atendimento correto, na hora certa e de forma constante, dar visibilidade para definições no beira-leito, validar a identidade do paciente, prover localização em tempo real e dar condições de comunicação instantânea e de qualidade à equipe.
TECNOLOGIA MÓVEL ELEVA O ATENDIMENTO AO PACIENTE, CAPACITA OS MÉDICOS E APRIMORA OS FLUXOS DE TRABALHO
Mas, o que implementar para resolver esses desafios?
A Mobilidade Clínica é a resposta.
A mobilidade clínica em hospitais e organizações da área de saúde torna-se essencial, pois o setor de saúde mundial demanda grandes exigências nas instituições médicas. Por isto, as atenções se voltam para a tecnologia e automação de processos.
Mobilidade Clínica é o uso de dispositivos móveis (tais como computadores móveis portáteis, tablets, impressoras móveis e soluções vestíveis) por médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde no ponto de atendimento.
A mobilidade clínica está transformando o atendimento e as instalações de saúde em todo o mundo, e está tendo um profundo impacto sobre enfermeiras, médicos, executivos de TI e pacientes. A Zebra, fabricante de soluções de identificação e captura automática de dados, contratou três pesquisas globais para compreender melhor o papel da tecnologia em hospitais (Fonte: O Futuro da Saúde: Estudo sobre a área de Saúde em 2022). O estudo aponta que os investimentos em Mobilidade Clínica aumentarão 76% até 2022.
Especialmente hospitais e grandes instalações complexas que incluem amplos corredores, escritórios, áreas de tratamento e quartos de pacientes, o rastreamento de ativos, disponibilidade da equipe médica e pacientes é um grande desafio. As soluções de identidade do paciente precisam oferecer um atendimento seguro e preciso. Juntam-se a esses desafios:
- Aumento da eficiência no fluxo de trabalho das equipes;
- Melhoria dos resultados para o paciente;
- Cumprimento de novas leis e regulamentações;
- Redução do custo do atendimento de pacientes.
As estimativas do setor sugerem que esses desafios operacionais contribuem para o atraso no início de procedimentos, redução da produtividade clínica e diminuição da perda de equipamentos médicos, amostras e suprimentos.
A Pandemia acelerou a digitalização fortemente, os hospitais ou organizações de saúde não tem mais tempo para reparar erros estratégicos e a falta de decisões.
A boa notícia é que graças à adoção da mobilidade clínica, os hospitais em todo o mundo estão eliminando procedimentos manuais sujeitos a erros e substituindo-os por soluções digitais que aumentam a precisão na identificação do paciente, simplificam processos, melhoram a qualidade do atendimento ao paciente e aumentam a visibilidade geral.
A implantação bem-sucedida destas soluções exige um projeto de mobilidade que compreenda propósitos e pessoas engajadas nos processos. A conectividade precisa ser de forma profissional e confiável, assim como, toda a cadeia de fornecimento precisa estar integrada e online.
Também é preciso levar em consideração o ERP adotado, um sistema centralizado e com recursos eficazes, para que sua equipe possa fazer mais com menos recursos. Hoje na maioria das organizações de saúde são adotados ERPs como MV, Philips Healthcare Tasy, Benner, SPData, entre outros. Entender o funcionamento e a forma de processamento dos dados é crucial na adoção da mobilidade clínica.
Benefícios da Mobilidade Clínica
Os benefícios da mobilidade clínica no atendimento ao paciente são evidentes. Uma enfermeira, caminha entre seis e oito quilômetros por turno de 12 horas, os dispositivos móveis ajudam a aumentar o tempo disponível ao lado do leito com o paciente. De acordo com o estudo já citado, até 2022 enfermeiras de todas as disciplinas, leito, emergência, cirurgia e tratamento intensivo, assim como médicos, farmacêuticos e técnicos de laboratório estarão cada vez mais usando a tecnologia móvel. Em muitos casos de forma indispensável.
Os casos de uso incluem a verificação se o medicamento correto é administrado ao paciente correto, monitoramento dos sinais vitais do paciente enquanto se desloca pelo hospital, confirmação de um pedido de laboratório antes de colher uma amostra, acesso a registros de saúde e resultados de exames e até mesmo localização de suprimentos e rastreamento de estoque.
Os médicos estão enfrentando uma pressão crescente para serem mais capacitados em tecnologia. Desde bombas de infusão inteligentes a computadores de mão, a tecnologia deve ser de uso fácil e intuitivo e ser adaptável para os requisitos altamente especializados encontrados em hospitais.
Os dispositivos devem suportar operação com as mãos enluvadas, escanear sempre na primeira vez e ter alerta com vibração para não acordar os pacientes. Além disso, os novos dispositivos devem ser capazes de resistir a limpezas e desinfecções repetidas para eliminar o potencial de disseminação de bactérias.
Ao longo do processo de cura, os pacientes podem precisar de cuidados de uma ampla gama de profissionais, das enfermeiras, médicos e especialistas a técnicos, terapeutas, farmacêuticos e outros. A comunicação entre as disciplinas é essencial, mas continua a ser um problema sempre presente.
O potencial de investimento é enorme! Veja mais benefícios abaixo:
- Rendimento: o acompanhamento mais preciso do paciente da admissão à alta médica pode reduzir a duração de permanência deste, aumentando a capacidade de acolhimento por leito;
- Segurança dos pacientes: o monitoramento por etiquetas em pulseira de bebê ou na bata de um paciente geriátrico ajuda a garantir que apenas pacientes com alta médica tenham acesso à saída do estabelecimento, por exemplo;
- Ativos: o rastreamento de ativos como bombas de infusão, monitores cardíacos e cadeiras de rodas para que estejam prontamente disponíveis quando demandados sistematicamente ou nos casos de urgência;
- Localização da equipe: identificação da localização física de um membro da equipe quando ele é necessário fortalece a coordenação do atendimento ao paciente e aumenta a colaboração da equipe do hospital;
- Rastreabilidade: a rastreabilidade passou a ser uma exigência nas transações, portanto, a identificação por Código de Barras, IOT, NFC e RFID são fundamentais;
- Comodidade ao paciente: a tecnologia dá maior comodidade possível ao paciente, otimizando processos, dando mobilidade e visibilidade a enfermeiros e médicos;
- Redução de erros: as soluções de código de barras ajudam a garantir a identificação precisa de amostras, medicamentos e pacientes;
- Otimização de resultados: é através da tecnologia móvel é que se consegue elevar o nível de atendimento ao paciente, capacitação de profissionais e aprimoração dos fluxos de trabalho.
Aplicações para a Mobilidade Clínica
Produtos e Serviços Especiais para o Setor
Site Survey
HotSpot Wi-Fi
Suprimentos
Sobre a Proxion Solutions
A Proxion Solutions trabalha com projetos exclusivos focados na solução e na usabilidade de cada setor (pronto atendimento, clínica de especialidades, centro de diagnósticos ou laboratórios, beira-leito etc). Somos provedores de soluções complementares e que se integram aos principais sistemas gerenciais (ERP), como MV e Tasy.
Para um projeto assertivo e definitivo, buscamos o aumento da eficiência operacional, através da automação de processos com base na mobilidade conectividade. Nossas soluções são capazes de disponibilizar a informação no beira-leito, sem erros de digitação ou erros de procedimentos que envolvam o risco da saúde do paciente. Provemos informação única e online, com liberdade operacional através de soluções vestíveis.
Garantimos a compra e a implantação correta de equipamentos e softwares de acordo com a demanda do seu hospital ou clínica. Contamos com:
- Profissionais certificados para o startup dos novos processos;
- Operação inicial assistida;
- Treinamento sobre o melhor uso dos equipamentos;
- Suporte direto sobre hardware e software, com segundo nível dos fabricantes nos USA e Ásia para soluções avançadas ou falhas não previstas;
- Soluções próprias de softwares para coleta de dados, domínio e flexibilidade para customizações e parametrizações;
- Atendimento onsite, abertura de chamados 24 x 7 e suporte remoto;
- Gerenciamento dos equipamentos por número de série e localização,
- Contratos de manutenção de dispositivos preventivo e sob medida.