Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6e – Como preparar sua rede sem fio corporativa?
Por: Dorival Souza
Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6e – Como preparar sua rede sem fio corporativa?
Se o mundo hoje é global, devemos isso à conectividade, ou seja, a capacidade de um dispositivo se interligar a outro, ou a uma rede, ou ainda, uma rede em outra rede. Afinal, não há pesquisa, compra, streaming, redes sociais sem conectividade, não é mesmo?!
Cada vez que a humanidade evolui e que mais dispositivos são conectados, a capacidade da tecnologia de rede também precisa evoluir. Se hoje uma família com 5 pessoas tem seus smartphones conectados à internet, é possível que desktops, notebooks, tablets, TVs e outros dispositivos IoT (Internet das Coisas) estejam conectados também. Você consegue imaginar a quantidade de dispositivos conectados à internet em redes domésticas e em redes corporativas no mundo inteiro?
É por isso que novos padrões de rede sem fio são criados! Já falamos dessa evolução em nossa página dedicada à mobilidade wireless.
Wi-Fi 6
Hoje falamos de Wi-Fi 6 ou padrão 802.11 ax. Esse novo padrão continua servindo para o mesmo propósito, ou seja, conectar dispositivos inteligentes à Internet, porém, faz isso de forma mais rápida e eficiente (aproximadamente três vezes mais) do que a rede sem fio atual, conhecida por 802.11ac ou Wi-Fi 5.
Por que o Wi-Fi 6 é melhor que os outros padrões?
Segundo estudos, o Wi-Fi 6 pode chegar a uma velocidade de até 9,6 Gbps. O Wi-Fi 5 atualmente chega a 3,5 Gbps. Além disso, o Wi-Fi 6 funciona nas frequências de 2,4 GHz e 5 GHz, ampliando ainda mais o seu uso.
Hoje em dia, por exemplo, os pontos de acesso Wi-Fi 5 precisam dividir a largura de banda entre os múltiplos usuários, o que não será mais necessário com o Wi-Fi 6, graças a tecnologia MU-MIMO, abreviação de multiusuário/múltiplas entradas/múltiplas saídas, que permite que vários dispositivos se comuniquem simultaneamente com o ponto de acesso.
Na prática, o novo padrão permite que os pontos de acesso comportem mais usuários em ambientes densos e proporcionem uma melhor experiência aos usuários nas redes LAN sem fio tradicionais. Este novo padrão se baseia na premissa de que cada vez mais dispositivos estarão conectados a um único access point, ou seja, computadores, celulares, tablets, consoles, televisores e outros aparelhos inteligentes. Por isso, o Wi-Fi 6 foi pensado para gerenciar melhor múltiplas conexões, criando menos gargalos, tornando seu uso mais eficiente em lugares públicos, em escritórios ou em ambientes domésticos.
Essa tecnologia também oferece um desempenho mais previsível para aplicações avançadas, como vídeo 4K ou 8K, aplicativos de colaboração de alta densidade e alta definição, e para ambientes que trabalham exclusivamente com conectividade sem fio e Internet das Coisas (IoT). Imagine você assistindo a uma série no Netflix, seu filho usando o PS4 para jogar com outros gamers online e sua esposa fazendo uma videochamada em 4K, tudo ao mesmo tempo, com a qualidade da conexão estável em todos os aparelhos, mesmo dividindo a rede com outros dispositivos inteligentes, como assistentes de voz, sensores de temperatura, interruptores de luz e assim por diante.
Com o Wi-Fi 6 ainda é possível economizar energia! Com o novo padrão, dispositivos conectados à rede podem determinar quando vão começar a receber e enviar dados, aumentando a vida útil da bateria de smartphones, tablets e de outros aparelhos inteligentes. Isso é possível devido a um recurso chamado “Target Wake Time”, que permite que os pontos de acesso programem horários de verificação de status dos dispositivos.
Por fim, esse novo padrão de rede sem fio também entrega a criptografia WPA3, que oferece maior proteção contra ataques através de um método muito mais seguro e confiável, substituindo o WPA2 e os protocolos de segurança mais antigos. As deficiências fundamentais do WPA2, como o handshake de quatro vias imperfeito e o uso de um PSK (chave pré-compartilhada), fazem com que suas conexões Wi-Fi sejam expostas ao comprometimento. O WPA3 tem outras melhorias de segurança que tornam mais difícil invadir redes adivinhando senhas.
Vantagens do Wi-Fi 6
Performance
O Wi-Fi 6 pode alcançar velocidades de até 9,6 Gb/s
Mais dispositivos conectados
É possível conectar mais dispositivos sem perda de velocidade
Economia de energia
A tecnologia Target Wake Time diminui o consumo de energia, aumentando a vida útil da bateria dos dispositivos
Segurança
O novo padrão traz a criptografia WPA3 com maior proteção contra ataques
Wi-Fi 6E
Além do Wi-Fi 6, a Anatel também aprovou o Wi-Fi 6E, um padrão operante na faixa dos 6 GHz, com recursos ainda mais avançados que o comum. Entre as vantagens, ele conta com uma largura de banda maior, menos congestionamento na rede, mais velocidade e redução da latência. Com o Wi-Fi 6E será possível obter 600Mbps através de um canal de 80Mhz e 1200Mbps por meio de um canal de 160Mhz.
Esse padrão é compatível com aplicações que exigem maior produtividade e a mais alta capacidade, como:
Máximo de usuários
A rede Wi-Fi 6E dá suporte aos ambientes com mais usuários, por exemplo, um estádio repleto de pessoas ou uma feira comercial com mais de 100.000 participantes.
Soluções de computação em nuvem
Com latência praticamente inexistente, qualquer empresa pode permitir o desempenho superior de soluções móveis que dependem de aplicativos em nuvem.
Manufatura, mineração e armazéns: veículos autônomos e robôs
A rede Wi-Fi 6E possibilita uma nova geração de soluções de automação industrial, de veículos autônomos em operações de mineração e estaleiros que melhoram a segurança e a produtividade dos funcionários, até robôs que realizam o picking de produtos em armazéns.
Como saber se preciso de uma rede Wi-Fi 6 ou 6E em minha empresa?
Com o aumento gradativo de dispositivos na rede sem fio corporativa, a tendência é evoluir em performance e número de pontos, porém, se além disso precisar usar aplicações em vídeo, voz, segurança, colaboração, identificação e rastreabilidade de produtos, a hora é essa. Não perca mais tempo!
A seguir alguns exemplos de acordo com uma pesquisa do fabricante Zebra Technologies de aplicações que a rede Wi-Fi 6/6E é indicada.
Colaboração completa da equipe
Ofereça à sua equipe inteira a simplicidade de usar apenas um dispositivo para ter acesso aos dados e a todas as funcionalidades de um rádio bidirecional para comunicações instantâneas do tipo “apertar para falar”, além de um PBX portátil.
Ao possibilitar que os funcionários recebam e façam chamadas através do PBX, as empresas só precisam fornecer aos funcionários um dispositivo em vez de três.
Treinamento sob demanda
Permita que qualquer usuário assista a vídeos de treinamento sob demanda em tempo real e possibilite chamadas de vídeo dentro da sua instalação para oferecer assistência ao vivo, por exemplo, para fornecer suporte a novos técnicos que consertam equipamentos na linha de produção de manufatura.
Consultas de telemedicina
Possibilite consultas remotas de atendimento à saúde, permitindo que os médicos de clínicas ou hospitais realizem consultas de pacientes em suas casas.
Uma nova geração de dispositivos IoT
Em toda a cadeia de suprimentos, os fabricantes, os centros de distribuição e os armazéns podem implantar qualquer quantidade de dispositivos IoT para rastrear métricas críticas sem comprometer a qualidade do serviço em outros aplicativos, incluindo sensores de temperatura para monitorar frigoríficos, como exemplo.
Você sabia…
Que o endereço IP é uma sequência numérica que identifica um dispositivo que está acessando a internet, e que com o crescimento exponencial de dispositivos conectados à internet, sobretudo pela IoT, há uma tendência à sobrecarga desse sistema de endereçamento?
E daí surge a grande necessidade de uma adaptação a esse sistema. O chamado novo protocolo IPV6.
Como funciona e vantagens do IPV6?
O IPv6 é uma evolução do IPv4, com uma capacidade muito maior. A constituição do IPv4 é de 32 bits e do IPv6, 128 bits.
O IPv6 foi criado porque a internet, a princípio, não foi programada para atingir proporções tão grandes, e nos dias de hoje acaba sendo inevitável substituir o sistema para um novo protocolo. 4 bilhões de combinações disponíveis, que pareciam um número alto, já não são mais suficientes.
Sendo possível criar aproximadamente 340 undecilhões de endereços IPv6, é praticamente impossível, em um futuro bem distante, acabar com tantas possibilidades. Com isso, também deixa de ser necessário utilizar NAT em redes internas, uma vez que não há mais a necessidade de se preocupar com a limitação de endereços.
Isso permite que, conforme os equipamentos forem sendo atualizados, todos os dispositivos, inclusive os de Internet das Coisas, tenham IPs reais, além de poderem pertencer, de forma simultânea, a muitas redes utilizando um endereço único em cada uma delas.
Outra vantagem em relação a segurança é que o IPv6 conta com o IPsec (acrônimo de IP Security Protocol ou Protocolo de Segurança IP) de forma nativa. Isso garante, entre outras coisas, que seja possível checar se o usuário é quem diz ser.
Fonte: https://esr.rnp.br/administracao-e-projeto-de-redes/o-que-protocolo-ipv6/
Melhore a experiência do cliente de varejo
Ofereça aos consumidores aplicativos de realidade virtual ou aumentada para orientá-los dentro da loja, eliminando a necessidade da pesquisa de artigos. Implante quiosques de autoatendimento para permitir que os clientes façam pedidos, verifiquem o estoque e muito mais. Permita que os consumidores comecem a interagir com os aplicativos da sua loja já no estacionamento.
O novo mundo dos armazéns
Ofereça a todos os funcionários de armazéns aplicativos de realidade aumentada e virtual com orientações visuais indicando o caminho mais rápido até a localização correta ao fazer a seleção de artigos de um pedido ou o armazenamento de inventário de entrada, além de verificar que os artigos certos foram selecionados ou colocados na prateleira. As redes Wi-Fi 6/6E também facilitam o rastreamento e o acompanhamento de todo o inventário, das matérias-primas recebidas até os produtos acabados expedidos.
Como fazer a migração de minha rede sem fio corporativa para o Wi-Fi6/6E?
Se sua empresa já tem uma rede sem fio e você quer otimizá-la com a tecnologia Wi-Fi 6 ou 6E, o melhor caminho a percorrer é contratar um serviço de Site Survey.
Nós já falamos muito dessa solução aqui no blog! Você pode clicar no link abaixo caso ainda não tenha visto.
Muitas empresas oferecem o Site Survey, mas tenha atenção à ferramenta a ser utilizada para o serviço. É preciso garantir que se faça o estudo considerando os padrões 802.11a/b/g/n/ac, e sobretudo o Wi-Fi6/6E (802.11 ax). Em suma, a análise precisa considerar as bandas de 2,4/5/6 GHz para desempenho, segurança e conformidade ideais com um software abrangente e profissional de site survey.
AirMagnet® Survey PRO
A Proxion Solutions faz o serviço de Site Survey com o software AirMagnet® Survey PRO. Com ele são planejadas e projetadas redes Wi-Fi 6/6E sem implantar nenhum ponto de acesso. Realizamos o serviço de forma preditiva, AP-on-a-Stick, ativa e passiva.
Com o software, modelos facilmente personalizáveis dão flexibilidade aos nossos técnicos, permitindo a criação de vários relatórios a nossos clientes.
Mapas de calor são gerados de forma a fornecer visibilidade total da cobertura WLAN, ruído, SNR, interferência, taxa de transferência, taxas de dados, novas tentativas, perda, Voice-over-Wi-Fi MOS e muito mais nas bandas de 2,4/5/6 GHz.
O AirMagnet Survey PRO permite que os profissionais de rede projetem, implantem e validem redes Wi-Fi 6/6E para desempenho, segurança e conformidade ideais, como já citado mais acima. Ele também calcula a quantidade, posicionamento e configuração ideais de pontos de acesso (APs) para uma implantação de LAN sem fio bem-sucedida. Vai além da simples verificação da cobertura de RF, plotando o desempenho real da rede do usuário final em termos de velocidade de conexão, taxa de transferência e estatísticas de pacotes.
É preciso garantir que sua empresa tenha instalações Wi-Fi corretas na primeira vez, evitando retrabalhos dispendiosos e reclamações de usuários.
Com o crescente número de dispositivos conectados, as redes sem fio tendem a evoluir. O padrão Wi-Fi 6/6E é o padrão mais atual tanto no ambiente doméstico como no corporativo.
Com ele, as empresas podem ter aplicações em vídeo, voz, segurança, colaboração, identificação e rastreabilidade de produtos, além de prever necessidades de novos aplicativos.
Se for o momento de fazer uma migração de sua rede sem fio corporativa atual, considere o serviço de Site Survey e garanta que a ferramenta a ser usada contemple os padrões mais atuais de wi-fi (802.11 ax), bandas 2,4/5/6 GHz.
Se quiser saber mais do padrão Wi-Fi 6/6 ou estiver com algum projeto de upgrade de sua rede atual Wi-Fi, clique no botão ao lado.
Se preferir, você pode clicar no ícone do Whatsapp do lado inferior esquerdo de sua tela para falar conosco agora mesmo!