15 perguntas para escolher o leitor ideal para sua operação!
Por: proxionsolutions
15 perguntas para escolher o leitor ideal para sua operação!
Atualmente quase todas as empresas, sejam elas do ramo da indústria, transporte, logística, varejo, hospitalar, entre outros, tem a necessidade de escanear códigos de barras em um ou mais pontos dos seus processos.
Existem diversos tipos de modelos no mercado, cada modelo tem características e funcionalidades diferentes, esse contexto pode gerar dúvidas sobre qual o equipamento ideal para a sua operação.
Portanto, vamos te ajudar com isso! A Proxion Solutions elaborou 15 perguntas separadas por seções que vão te ajudar a escolher o leitor de código de barras e/ou QRcode ideal para sua operação!
Para escolher o leitor ideal pense nas seguintes questões:
Sobre a operação
Em primeiro lugar é importante pensar na sua operação e no motivo pelo qual você vai implantar leitores nos processos do seu negócio.
1- Pra que? Qual a finalidade do equipamento, quais dados ele vai colher, pra onde vai enviar?
2- Como? Como será utilizado, nas mãos nos operadores, fixado em suporte, durante muitas horas por dia?
3 – Qual tipo de conexão? Será necessário bluetooth, cabo?
4- Onde? Será utilizado em local fechado ou aberto? O ambiente é hostil, com temperaturas altas ou baixas demais? Existe risco de quedas frequentes, de qual altura? Precisa manter higienizado?
Sobre os códigos a serem lidos
O segundo passo é analisar o que será lido, existem tipos diferentes de códigos, impressões, materiais e situações que podem necessitar de leitores específicos.
5- Qual o padrão? Sua operação lê apenas códigos 1D (código de barras padrão Ex. Code 128), somente códigos 2D (Ex.QRCode), ou ambos?
6- Como são gravados ou impressos os códigos? Os códigos estão impressos em papel, serão lidos em telas de aparelhos eletrônicos (smartphones, tablets, outros) ou estão gravados em outro tipo de material diferenciado como metal, por exemplo?
7 – Qual a distância? Sua operação necessita de leitores de longo alcance (galpões com produtos e caixas empilhadas muito altas) ou é necessário a possibilidade de leitura muito próxima para locais estreitos?
8- Qualidade da impressão ou gravação do código? Os códigos a serem lidos, podem estar parcialmente rasgados, riscados ou apagados, por conta das condições de armazenagem e/ou transporte?
Sobre a equipe envolvida no processo
Sua equipe está envolvida diretamente no processo e é parte fundamental para o sucesso da implantação dos equipamentos.
9 – Sua operação exige movimentos repetitivos? Quantas vezes por hora ou por minuto seu funcionário terá que repetir os movimentos? Qual movimento será feito?
10- Mãos livres ou ocupadas? Seu operador estará carregando mais algum objeto enquanto estiver manipulando o leitor?
11- As roupas ou EPI’s da sua equipe podem influenciar o manuseio? Sua equipe precisa usar luvas enquanto manipula os equipamentos?
Tempo estimado em que o equipamento ficará em operação
12- Quanto tempo seu equipamento ficará ligado initerruptamente? Qual o tempo diário da sua operação 8h, 12h, 16h, 24h?
13- Como acontecerá o carregamento do equipamento? Sua operação tem tempo entre os turnos para o carregamento dos equipamentos? Será necessário optar por baterias sobressalentes? Você pode optar por leitores com fio?
Integração com seus sistemas
14- Com qual sistema seu leitor será integrado? Sua operação depende de um sistema para o qual o leitor vai entregar as informações?
15- Será necessária alguma integração adicional? Você utiliza um software específico que não pode ser alterado, portanto, terá que desenvolver uma aplicação para integrar os dados capturados pelo leitor?
Respondendo essas 15 perguntas vai ficar muito mais fácil escolher o leitor ideal para sua operação, mas se você ainda precisa de ajuda para saber qual a melhor solução para otimizar os seus processos entre em contato conosco, nosso time de especialistas pode te ajudar. Clique no botão abaixo!
Se preferir, clique no ícone do WhatsApp do lado inferior esquerdo de sua tela!